ASSINE
search button

Violência diminui expectativa de vida entre os homens no RIo

Compartilhar

Agência JB

RIO - No Rio de Janeiro, a expectativa de vida dos homens é 8,9 anos menor que a das mulheres, o que representa a maior diferença identificada entre os Estados. De acordo com dados da pesquisa Tábua de Vida 2005 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira, enquanto a expectativa das mulheres é de 77 anos, a dos homens é de 68,1 anos no Estado. De acordo com o Instituto, a criminalidade é um dos fatores preponderantes para essa situação. Na média nacional, a diferença é de 5,8 anos.

Segundo Juarez de Castro Oliveira, coordenador da pesquisa, o que explica esse número é o alto índice de violência vivido nas grandes metrópoles.

- O caso do Rio de Janeiro é emblemático, já que mais de 70% da população do Estado vive na região metropolitana - disse.

Juarez explica que os homens são as principais vítimas da violência - tanto no que diz respeito à criminalidade, como no referente a outras "causas externas", como acidentes de trânsito e de trabalho.

No que diz respeito à violência relacionada à criminalidade, ele diz que ela vem atingindo faixas etárias cada vez menores, a partir dos 15 anos.(Com informações do Portal Terra)