ASSINE
search button

Coalizão testa unidade na Câmara, para evitar 'novo Severino

Compartilhar

BRASÍLIA - A indicação de candidato único a uma vaga de ministro no Tribunal de Contas da União (TCU), na próxima semana, será o primeiro teste da coalizão liderada pelo PT e PMDB, antecipando a prova de fogo que vai ser a eleição do presidente da Câmara, em fevereiro.

O Palácio do Planalto não quer repetir o desastre político das eleições para a presidência da Câmara em 2005, quando lançou dois candidatos e perdeu para Severino Cavalcanti (PP-PE).

Cinco partidos ligados ao governo registraram candidatos à vaga de ministro do TCU, que será decidida pelo plenário da Câmara na terça-feira.

São candidatos Paulo Delgado (PT-MG), Osmar Serraglio (PMDB-PR), Luiz Fleury (PTB-SP), José Antonio (PSB-MA) e Ademir Camilo (PDT-MG). Pela oposição, concorrem Aroldo Cedraz (PFL-BA) e Gonzaga Mota (PSDB-CE).

Líderes dos cinco partidos governistas decidiram fazer eleições prévias nas bancadas, terça-feira, e concentrar votos no vencedor desse processo.

- Será o primeiro ensaio de unidade para a futura coalizão - disse o vice-líder do PMDB Henrique Eduardo Alves (RN), um dos articuladores das prévias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dito aos aliados que vai esperar a definição do comando do Congresso para compor o ministério da coalizão. Além de PT, PMDB, PSB, PDT, PCdoB e PRB na coalizão, Lula deve dar cargos ao PTB, PL, PP e PV em troca de apoio das bancadas. (Reuters)