ASSINE
search button

Pag. 2 - Dilma se une a Cuba contra o cólera no Haiti

Compartilhar

No primeiro dia à frente do cargo, a presidente recebeu sete chefes de Estado no Planalto A presidente Dilma Rousseff começou seu mandato trabalhando.

No primeiro dia após a posse, Dilma se reuniu com sete chefes de Estado. O ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, informou que o Brasil vai desenvolver ações em conjunto com Cuba para ajudar o Haiti a vencer a epidemia de cólera que assola o país desde o segundo semestre de 2010. O assunto foi tratado entre Dilma e o vice-presidente de Cuba, José Ramón Machado Ventura, no Palácio do Planalto, ontem.

Dilma e Ventura também conversaram sobre a continuidade da política amigável e próxima com Cuba e da intensificação das parcerias para o plantio de soja em território cubano e para a ampliação do Porto de Mariel.

A presidente também recebeu o príncipe Felipe de As túrias, herdeiro da Coroa da Espanha, que entregou a ela uma carta de seu pai, o rei Ruan Carlos. Com o príncipe, Dilma conversou ainda sobre os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Outra reunião foi com o presidente do Uruguai, José Mujica, que, como ela integrou grupos clandestinos que combatiam a ditadura militar em seu país. Dilma reafirmou o compromisso de manter a frequência dos encontros que aconteciam com o ex-presidente Lula a cada três meses.

A primeira audiência do dia seria com o venezuelano Hugo Chávez, mas ele decidiu voltar anteontem a seu país.

Dilma ainda se encontrou com primeiro ministro da Coreia, Kim Hwang-Sik, com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e com o ex-primeiro ministro do Japão, Taro Aso.

Continua na página seguinte. PARCERIA – Dilma e o vice-presidente cubano, José Ventura, prometeram ampliar negócios.

Por Mauro Santayana: [email protected]