ASSINE
search button

Ou Serra processa quem o denuncia, ou deve se licenciar do cargo de ministro

Compartilhar

Novos detalhes de denúncias envolvendo o ministro das Relações Exteriores, José Serra, tornam sua posição cada vez mais delicada como titular de uma pasta estratégica no governo Michel Temer. Agora, o engenheiro Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto e apontado como negociador de Serra, aparece em destaque nas delações de executivos da Odebrecht.

>> Paulo Preto, suposto elo com PSDB, é destaque na delação da Odebrecht, diz jornal

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, delações da Odebrecht teriam apontado dois nomes como operadores de R$ 23 milhões (R$ 34,5 milhões, corrigidos pela inflação) repassados pela empreiteira via caixa dois à campanha presidencial de José Serra na eleição de 2010. Parte do dinheiro foi transferida por meio de conta na Suíça, em um acerto com o ex-deputado federal Ronaldo Cezar Coelho, ex-PSDB e hoje no PSD, que fez parte da coordenação política da campanha.

Já o caixa dois operado no Brasil foi negociado com o ex-deputado federal Márcio Fortes (PSDB), próximo de Serra. Fortes também atuou nas campanhas de Fernando Henrique Cardoso na década de 1990 e na de 2014 de Aécio Neves.

>> Acusações sobre Serra, ministro das Relações Exteriores, prejudicam imagem do país

>> Odebrecht afirma que caixa 2 para Serra foi pago em conta na Suíça

José Serra, que como ministro das Relações Exteriores é um porta-voz do país, não pode deixar que acusações deste peso venham à tona sem uma reação à altura. Se essas acusações são caluniosas, ele tem que processar seus autores. Não pode afirmar que não tem nada a comentar e, ainda por cima, continuar a viajar pelo mundo com sua agenda de ministro das Relações Exteriores.

Ou Serra processa os autores das denúncias, ou deve se licenciar e deixar o cargo para pessoas que não estão sendo alvo de denúncias. Serra está no DNA do PSDB, assim como o ex-presidente Lula está no DNA do PT. As denúncias contra um e outro não podem ter consequências diferentes.