ASSINE
search button

Dornelles é injustamente responsabilizado, enquanto verdadeiros criminosos são protegidos

Compartilhar

A reportagem do jornal de Nova York, Slate, que destaca que os holofotes para a suspeita de planos de ataques terroristas durante a Olimpíada na verdade desviam a atenção dos reais problemas do Rio, reforça que a decisão do governador em exercício Francisco Dornelles ao decretar estado de calamidade no Rio foi necessária e realista. 

Dornelles sofreu ataques e foi responsabilizado pela devolução de milhares de ingressos da Olimpíada, após o decreto de calamidade. Mas como estariam os salários dos professores, dos médicos e dos policiais se a calamidade pública não tivesse sido decretada?

A situação do Estado do Rio estaria, hoje, muito mais grave se Dornelles não conseguisse, de forma rápida, verba para resolver problemas absolutamente emergenciais do Estado do Rio. Como seria feita a segurança pública com policiais em greve? Como seria possível atender doentes com hospitais fechados? Pobre do funcionário público sem salário, pobre do policial morrendo, e sem salário.

E mais grave de tudo isso é responsabilizar quem não tem responsabilidade por este cenário, protegendo os grandes criminosos do país. Um governante que está há quatro meses no poder não pode ser responsabilizado pelo caos após dez anos de irresponsabilidade absoluta de governadores passados. O que tínhamos que fazer é agradecer a Dornelles, que permitiu que policiais e seus filhos não passassem fome, e que hospitais não fechassem as portas.

Essa é a verdadeira realidade do país. E que nos preparemos, porque a arrecadação do Estado baseada apenas em royalties já está comprometida há dez anos. Foi negociada com o barril de petróleo custando US$ 100. Agora, com o barril na faixa dos US$ 50, temos comprometida a arrecadação e o governo se vê obrigado a complementar o que vai faltar.

Como se não bastasse, os municípios estão quebrados, o que faz com que haja calote no pagamento dos impostos na ordem de 30%. As indústrias estão quebradas, e também não recolhem impostos.

O Estado do Rio tem em Dornelles um liquidante de massa falida. Nos preparemos para o pior que ainda não chegou, e que os críticos não escolham  Dornelles como responsável. Os responsáveis são os corruptores que passaram, e que ao invés de receberem tornozeleira, deveriam estar com bolas de ferro nos pés.