ASSINE
search button

A mentira

Compartilhar

Não existe verdade naqueles que afirmam que o juiz Sérgio Moro age como agem aqueles que têm pretensões políticas. Não conhecem a lei de descompatibilização, que determina prazo mínimo de dois anos para magistrado se candidatar a cargo público.

Portanto, Sérgio Moro não seria capaz de tomar as ações que vem tomando se houvesse pretensões políticas.

Com certeza, os que afirmam essa ignorância estão desesperados para proteger criminosos ou, também no desespero, estão assistindo à derrocada de um país.

O que não há dúvida é de que será muito difícil - e poderá criar uma crise institucional - tomar as decisões que precisam urgentemente serem tomadas sem respaldo popular. 

O país precisa que o presidente em exercício Michel Temer consiga este apoio que parece não ter conseguido, pelo silêncio dos institutos de pesquisas. Ou que se faça uma eleição direta, mesmo com todos os inconvenientes que esse transe de eleição possa trazer ao país. Com certeza, estes inconvenientes terão consequências menores, porque sempre haverá a luz no fim do túnel - um presidente eleito pela maioria do povo.

Se isto não acontecer estaremos sempre - pelo tempo que esta fase durar - preocupados não mais com grampos, mas com delações que estão sendo tomadas por verdade mesmo sendo feitas por criminosos que, como afogados, ao serem salvos, afogam os que procuram lhes dar vida.

O perigo mesmo será se um dos delatores, com mais 50 executivos, delatar não só políticos, mas também autoridades de outros poderes.