ASSINE
search button

Declaração de Eduardo Paes abre caminho para ações contra Cesar Maia

Em coletiva, prefeito afirmou que Vila Olímpica do Pan-Americano foi "mutretagem"

Compartilhar

Para se defender de questionamentos de jornalistas acerca do projeto da Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, o prefeito Eduardo Paes declarou, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (19) para apresentar o Balanço Olímpico em 2014, que a construção da Vila Olímpica dos Jogos Pan-Americanos de 2007 foi "uma mutretagem". O investimento citado por Paes foi um dos legados da administração do ex-prefeito Cesar Maia, que já rendeu muitas críticas e prejuízos para quem comprou os apartamentos do condomínio, que passa por graves problemas de infraestrutura, além das divergências e acusações trocadas entre Maia e a construtora Agenco, responsável pelo empreendimento, que resultou em mais prejuízos, agora para a financiadora Caixa Econômica. 

Considerando o momento em que o país vive em delação premiada, as declarações do prefeito Eduardo Paes não são uma delação premiada, mas uma premiada delação, que permite que o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Municipal, sem interveniência de qualquer cidadão com o direito de acionar o ex-prefeito Cesar Maia por ação popular, intimem Cesar Maia a falar sobre as acusações que sofre, abrindo um processo em defesa do cidadão carioca, fluminense e brasileiro, nesse momento triste que o pais perde fortuna em razão da crise da Petrobras. 

>> Prefeito nega novos aditivos previstos pelo TCU para obras no Parque Olímpico

Por sua vez, o prefeito Eduardo Paes tem obrigação de apresentar as provas das denúncias que está fazendo. 

O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Siro Darlan, ressalta que já era necessária uma investigação desde que a Vila Olímpica demonstrou a negligência e a má administração da prefeitura dos recursos públicos, naquela época. "Ela [Vila Olímpica] está caindo, as estruturas estão afundando. Jogaram dinheiro público na lama", destaca o desembargador.     

Darlan acredita que após a declaração pública de Eduardo Paes, classificando o investimento como "mutretagem", o Ministério Público deveria procurar saber do prefeito o que a expressão usada por ele significa. "O Ministério Público Municipal tem que cumprir o papel que lhe compete de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. A população também deve cobrar essa postura do Ministério Público", disse Darlan, citando outros escândalos envolvendo autoridades no Rio e que ainda não estão esclarecidos, como o caso do ex-governador Sérgio Cabral, que chegou a transportar o seu cão no helicóptero oficial para uma casa de praia em Mangaratiba. "Nada disso foi investigado", acrescenta o desembargador.