ASSINE
search button

O resultado das eleições, a Petrobras e os especuladores

Compartilhar

O país sabe que nenhum candidato eleito, mesmo tendo comunicado antecipadamente o afastamento, no seu novo governo, do atual ministro da Fazenda, não oficializa um novo nome no dia seguinte.

Contudo, dois ou três bancos continuam a atuar no mercado contra a Petrobras. E a prova disso se viu nesses últimos dias.

Na segunda-feira, um dia após as eleições, as ações da Petrobras despencaram 12%, a bolsa caiu e o dólar subiu. No dia seguinte, as especulações de que o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, poderia ser o novo ministro da Fazenda - o que em nenhum momento poderia ser confirmado oficialmente pelo governo e nem pelo empresário, que preside uma instituição privada - vieram à tona para fazer o mercado subir. Especuladores fizeram lucros bilionários com a bolsa e as ações da Petrobras em alta. Com a valorização de 4% somada à desvalorização do dólar em aplicações na Petrobras em ADR, os lucros foram de mais de 6%.

Nesta quarta-feira (29), para jogar a bolsa no chão, principalmente as ações da Petrobras, especula-se novos nomes para o Ministério da Fazenda que poderiam não agradar ao mercado.

A Comissão de Valores Mobiliários não deve ter dificuldades para identificar esses criminosos.