Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

País - Opinião

O 'Jornal do Brasil' e a Fifa

Entidade publica 'deboche' sobre o país responsável pelo sucesso mundial do futebol

Jornal do Brasil

Há mais de um ano o Jornal do Brasil vem observando as agressões que nós, brasileiros, temos sofrido com os ataques dos desqualificados homens do futebol do mundo. Desqualificados pela quantidade de escândalos que nos últimos anos envolvem homens desta entidade. E o mundo não toma conhecimento de qualquer resposta ou punição da Justiça a estes homens.

Quem é esta entidade, lixo do mundo que faz críticas a um país que deu a esse mesmo mundo a ilusão de que o futebol é o seu principal esporte.

O futebol brasileiro é o grande responsável pela paixão alucinante que move qualquer garoto de qualquer continente, desde seus primeiros momentos de infância, que é chutar uma bola.

O site da Fifa reproduziu criminosamente um deboche ao povo brasileiro, publicado na revista The Fifa Weekly, com uma antiga foto. A reprodução foi deliberadamente retirada do ar para incentivar que, exaltados, os informados sobre a foto pudessem localizar e responder, como nós estamos fazendo.

Reprodução 'The Fifa Weekly'
Reprodução 'The Fifa Weekly'

As agressões foram várias: sobre nosso comportamento social, nossa falta de sinceridade nos compromissos e horários, nosso comportamento em ambientes públicos, nosso atendimento pouco sério em restaurantes, caracterizando uma forma esperta de enganar o consumidor, nossa cultura... Por fim, a publicação, de forma cínica, aconselha: 'relaxa e goza'.

Senhora Fifa e senhores turistas: uma página dessa veiculada e retirada do ar, em qualquer país do mundo, mereceria de qualquer autoridade pública posições firmes contra o desrespeito, pois trata-se de um site oficial.

Senhores turistas, a matéria não poderia ser diferente para aqueles acostumados a fazer tudo o que desaconselham. Afinal, não querem que seus costumes promíscuos no Brasil sofram qualquer tipo de concorrência.

O povo brasileiro é tão bom, tão magnífico, que a menor miscigenação que sofreu, do descobrimento aos dias de hoje, foi do caráter desses dois dirigentes da Fifa. 

Veja a tradução do texto publicado na revista da Fifa:

Brasil para iniciantes

1: Sim nem sempre significa “sim”

Os brasileiros são um povo receptivo e otimista, e eles nunca começam uma frase com “não”. Há vários sentidos para a palavra “sim”. De fato, para os brasileiros, “sim” pode significar “talvez”. Se alguém lhe disser “eu ligo de volta”, não espere que o telefone toque nos cinco minutos seguintes.

2: O tempo é flexível

A pontualidade não é exatamente uma ciência no Brasil. Quanto você combina de encontrar alguém, ninguém espera que você esteja no local na hora exata. Um atraso de 15 minutos é a norma. Se duas pessoas marcam um encontro às 12h30, elas vão se ver a partir das 12h45.

3: Contato físico

Homens e mulheres não estão acostumados com o modo europeu de manter uma distância educada entre si. Eles falam com as mãos e não hesitam em tocar a pessoa com a qual conversam. Nas casas noturnas, isso pode até resultar num beijo, mas não se deve levar a mal. Um beijo, no Brasil, é só uma forma descontraída de comunicação não verbal, não um convite para algo mais.

4: Filas

Esperar pacientemente na fila não está no DNA dos brasileiros. Quando eles vão subir numa escada rolante, por exemplo, não existe o costume britânico de se alinhar em um dos lados. Em vez disso, preferem o caos. Mas, de algum modo, conseguem chegar ao topo (frequentemente).

5: Contenção

Se você for a uma churrascaria que oferece tudo-o-que-há-para-comer e se quiser provar imediatamente toda a variedade de carnes, lembre-se de duas coisas: de não se alimentar nas 12 horas anteriores e de comer em pequenas porções, já que a melhor carne é geralmente servida por último.

6: Prevalência do mais forte

Nas ruas, os pedestres são claramente ignorados, e, mesmo nas faixas de segurança, dificilmente um motorista vai parar. O direito de ultrapassagem dos motoristas é simplesmente definido pelo veículo maior.

7: Experimente açaí

Os frutos da Amazônia podem realmente fazer maravilhas. São agentes emagrecedores naturais, previnem doenças e, dizem, são energéticos. Uma porção no intervalo da partida pode ajudar o jogador mais cansado a recuperar as suas forças.

8: Topless

Corpos descobertos e arte em corpo feminino são comuns no Carnaval, mas não é isso o que você vai ver todos os dias no Brasil. Ainda que os biquínis brasileiros tenham menos pano quando comparados aos europeus, eles são sempre usados. Tomar sol na praia sem biquíni é rigorosamente proibido e pode resultar em multa.

9: Não ao espanhol

Quem espera usar o espanhol para se comunicar com a população local vai manter uma conversa de surdos. O idioma nacional é o português brasileiro, uma variante do português. E, se você disser que a capital do Brasil é Buenos Aires, pode esperar a deportação.

10: Tenha paciência

No Brasil, tudo é feito no último minuto. Se há uma coisa de que os turistas devem se lembrar acima de todas as outras, é esta: não perca a paciência e controle os nervos. Tudo vai dar certo e ficar pronto a tempo. Isso vale até para o estádios. De fato, a atitude dos brasileiros diante da vida pode ser assim resumida: relaxa e goza.

Tags: brasil, Critica, Fifa, futebol, LISTA, polêmica

Compartilhe:

Comentários

2 comentários
  • len robbers

    Ha uma coisa errada?

  • Bernardo

    Qual e o problema com esse artigo ? Tudo e verdade !
    So falta susceptibilidade quando se fala mal do Brasil.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.