ASSINE
search button

Marchinha 'Me dá um dinheiro aí' brilha no adeus olímpico

Compartilhar

A festa de encerramento da Olimpíada de 2016, na noite de domingo (21) celebrou a diversidade da cultura brasileira e, mesmo debaixo de chuva, contagiou os atletas e o público presente ao Maracanã. As rendeiras, mulheres que tecem no dia a dia e representam inúmeras cidades do Nordeste, o frevo e principalmente o samba marcaram a cerimônia, entremeada por discursos oficiais de agradecimento e exaltação pelo megaevento.

A chama olímpica foi apagada, seguindo o protocolo, e o Japão, país-sede da Olimpíada de 2020, passou a ocupar o seu espaço no cenário de luzes e efeitos especiais de qualidade que tomavam o estádio.

Houve tempo ainda para a formação do último pódio da Rio 2016 – com os vencedores da maratona, realizada pela manhã. O queniano Eliud Kipchoge recebeu a medalha de ouro e ouviu o hino de seu país com os olhos captando imagens que pontuavam a sua emoção.

Entre os brasileiros, o condutor da bandeira nacional arrancava muitos aplausos. Ele era assediado sem parar pelos colegas que vestiam camisa verde e amarela. O canoísta Isaquias Queiróz, único atleta do País a ganhar três medalhas numa mesma edição olímpica, já começava a sentir ali como será sua vida daqui em diante.

Ele retribuía o carinho com sorrisos, beijos e abraços. Deve ter batido outro recorde – o atleta que mais selfies fez numa única festa de despedida dos Jogos.

A chuva não dava tréguas e a equipe norte-americana ignorava isso. Seus atletas se divertiam e pareciam dizer que os cariocas lhes roubaram o coração – um sentimento do qual Ryan Lochte e mais três nadadores dos EUA não souberam desfrutar.

No final, centenas de atletas de várias nacionalidades não conseguiram se conter e acompanharam, eufóricos, sambas-enredos e marchinhas tradicionais do carnaval do Rio, como ‘Cidade Maravilhosa’ ‘Mamãe eu Quero’, Sassaricando e a mais oportuna para o momento: ‘Me dá um Dinheiro Aí’ – cantada com mais fôlego pelos atletas brasileiros, agora sem saber como vai ser o investimento do País para o próximo ciclo olímpico.