ASSINE
search button

Segurança da tocha olímpica é revista após protesto em Angra dos Reis

Compartilhar

O esquema de segurança do revezamento da tocha olímpica foi reavaliado, após ela ter sido apagada durante protesto na passagem por Angra dos Reis, na Costa Verde. De acordo com o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, a secretaria prevê que haverá mais protestos, e que na opinião dele, "apagar a tocha é crime".

"A cerimônia da tocha aconteceu outras 85 vezes e não houve problema. Ontem (quarta-feira) houve. Isso foi reavaliado e vamos acompanhar mais atentamente essa questão", afirmou Beltrame, sem detalhar quais serão as mudanças.

O secretário agiria de forma diferente no caso do homem preso em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, suspeito de ligação com o Estado Islâmico. "Eu agiria da maneira diferente da que estão agindo. Mas isso sou eu. Cabe a essa instituição [Polícia Federal] sanar todas essas dúvidas. Não chegou um relatório sobre esse caso para mim", disse Beltrame, acrescentando que é preciso sair da possibilidade de ser um pretenso para "ser ou não" um terrorista. 

Nesta quinta-feira, o Comitê de Segurança Integrado Regional fez uma reunião sobre todo o esquema para o dia da cerimônia de abertura dos Jogos, na próxima sexta-feira (5). " A preocupação é permanente, e queremos antecipar fatos, seja de que natureza for. Já estamos com 10,5 mil policiais por turno, e mais 5 mil policiais civis", explicou ele. 

>> Rio 2016: Polícia Federal prende suspeito de ligações com terrorismo

Tumulto em Angra dos Reis interrompeu passagem da tocha olímpica

O revezamento da tocha olímpica em Angra dos Reis, no sul fluminense, na noite de quarta-feira (27) foi interrompido por protestos de moradores no bairro de Japuíba e no centro da cidade. A passagem da tocha foi, inicialmente, interrompida em Japuíba e, depois, retomada no centro da cidade, onde uma nova manifestação encerrou de vez o roteiro de ontem.

Uma festa no centro da cidade também foi cancelada. Um vídeo publicado no perfil social do grupo Mídia Ninja mostra as pessoas envolvidas no revezamento sendo escoltadas pela Força Nacional de Segurança para um ônibus, enquanto são vaiadas por manifestantes. Policiais militares usaram bombas de efeito moral para conter o protesto.

A tocha chegou ontem ao estado do Rio de Janeiro e, antes de chegar a Angra, passou por Paraty. Hoje, a tocha deve passar por Ilha Grande (ainda em Angra dos Reis), Rio Claro, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda.

O símbolo olímpico passará por mais 34 municípios fluminenses, além desses, antes de chegar, no dia 4 de agosto, à cidade do Rio de Janeiro. Os Jogos Olímpicos começam oficialmente no dia seguinte.