ASSINE
search button

Fina anuncia exclusão de sete nadadores russos do Rio 2016

Entre os excluídos, três atletas foram medalhistas nas Olimpíadas de Londres, em 2012

Compartilhar

A Federação Internacional de Natação (Fina) resolveu excluir sete nadadores russos dos Jogos Olímpicos nesta segunda-feira. Grandes nomes do esporte do país como Vladimir Morozov, Yulia Efimova e Nikita Lobinstev constam na lista. Os três foram medalhistas em Londres 2012.

Ao contrário da Federação Internacional de Tênis (ITF), que decidiu incluir os tenistas russos no Rio 2016, a Fina decidiu seguir uma linha mais rigorosa. O Comitê Olímpico Internacional comunicou neste domingo que ficaria a cargo das federações de cada modalidade decidir a ida dos atletas russos aos Jogos Olímpicos após a comprovação de que até órgãos do Estado contribuíram nos escândalos de dopagem russos.

Por enquanto a única modalidade olímpica que não contará com nomes russos nas competições é o atletismo. A Iaaf era uma das principais entidades que pressionaram o COI a banir toda a delegação da Rússia do Rio 2016 e já adiantou que nenhum atleta do país estará competindo no Estádio Olímpico João Havelange, mais conhecido pelos brasileiros como Engenhão, a casa do Botafogo.