ASSINE
search button

Datafolha: Metade dos brasileiros é contra Jogos do Rio

Compartilhar

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (19) que 50% dos brasileiros são contrários à realização do Jogos do Rio, que começam na próxima semana. O percentual de reprovação dobrou em relação ao levantamento anterior, de junho de 2013, quando 25% dos brasileiros se diziam contrários à realização da Olimpíada na cidade. 

A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 15 de julho. Na pesquisa de agora, 40% se disseram favoráveis aos Jogos, contra os 64% da pesquisa de três anos antes. Ademais, 9% se disseram indiferentes e 2% não responderam.

A aversão é maior entre os moradores das regiões Sul e Sudeste, entre pessoas com mais instrução e com renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos. Moradores do Norte e Nordeste e os jovens demonstram apoio maior à realização do megaevento.

>> Itamaraty vê riscos e pode mudar festa de chefes de Estado

>> Revista do público será feita por empresa iniciante em megaeventos

>> Grupo no Brasil declara apoio ao Estado Islâmico

Mais prejuízos que benefícios

A pesquisa também apontou que 63% dos entrevistados acreditam que o evento vai trazer mais prejuízos do que benefícios para os brasileiros -- contra os 38% da pesquisa de 2013. A avaliação é menos negativa entre os moradores da cidade do Rio de Janeiro. Para 47% dos cariocas, os Jogos vão mais prejuízo do que benefícios e 45% acreditam no oposto.

O Datafolha fez 2.792 entrevistas, com pessoas acima de 16 anos, em 171 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.