ASSINE
search button

Stepanova é a 1ª a poder competir como independente e neutra nos Jogos Olímpicos

Compartilhar

A russa Yuliya Stepanova é a primeira atleta a poder competir internacionalmente como 'independente e neutra', acolhida sob a regra 22.1A, após a decisão do Painel de Revisão de Doping da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

O Painel de Revisão de Doping, que é composto por Robert Hersh (presidente), Sylvia Barlag e Antti Pihlakoski, aceitou deixar a atleta competir por ter feito uma contribuição excepcional à proteção e promoção dos atletas, ao fair play e à integridade e à autenticidade deste esporte.

Stepanova, especialista na prova de atletismo dos 800m rasos, poderá agora participar de competições internacionais como atleta independente e neutra, embora deverá ser aceita pelo organizador da competição em questão, conforme as regras do campeonato.

A IAAF informou de forma imediata aos organizadores do Campeonato Europeu de Atletismo dado que esta competição acontecerá em Amsterdã de 6 a 10 de julho.

Em 1 de julho, a IAAF recebeu mais de 80 solicitações de atletas russos que desejam ser acolhidos a esta medida para poder competir a título pessoal.