ASSINE
search button

Por doping, equipe russa de canoagem é banida da Rio 2016

Punição atinge equipe masculina de velocidade K4

Compartilhar

A equipe masculina de canoagem de velocidade K-4 foi desclassificada das Olimpíadas do Rio de Janeiro por uso de doping, informou a Federação Mundial de Canoagem (Fisa, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (30).    

Para o lugar dos russos, a equipe da Nova Zelândia foi qualificada.    Em nota, a Fisa informou que o atleta Sergej Fedorovtsev atestou positivo para a substância trimetazidina, um medicamento vaso-dilatador usado normalmente para tratamento de angina.    

Segundo a entidade, tanto a prova como a contraprova - realizadas nos dias 16 de 30 de junho, respectivamente - deram positivo.    

A amostra de urina havia sido coletada no dia 17 de maio, em época fora de competição. Uma semana após a coleta, Fedorovtsev competiu na disputa final para obter o índice olímpico na Suíça e terminou na primeira colocação. O russo havia sido campeão olímpico em Atenas (2004).    

A situação não está relacionada ao escândalo de doping que atingiu o atletismo russo no fim do ano passado e que suspendeu toda a equipe de atletas do país nos Jogos Olímpicos.    Nesta manhã, no entanto, a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês) autorizou a participação da meio-fundista russa Yulia Stepanova na Rio 2016. Isso porque a atleta foi a responsável pela denúncia do esquema de doping sistêmico aplicado na Rússia.    Stepanova foi suspensa por dois anos das competições internacionais em 2013 por ter sido flagrada em exames de dopagem. Na época, ela decidiu colaborar com as autoridades esportivas e deu início à megainvestigação que acabou suspendendo todo o atletismo russo das competições.