ASSINE
search button

Vila dos Atletas da Rio 2016 é a maior da história das olimpíadas, diz diretor

Compartilhar

A Vila Olímpica da Rio 2016, na Barra da Tijuca, conhecida como Vila dos Atletas, é a maior já construída para os Jogos Olímpicos. A estrutura, que vai abrigar 17 mil pessoas durante a Olimpíada e mais 6 mil na Paralimpíada, é formada por 31 prédios de até 17 andares, com 3.064 apartamentos no total.

De acordo com o diretor executivo da Vila Olímpica, Mário Cilenti, a vila do Rio é a maior da história por abrigar, pela primeira vez, todos os atletas na cidade do megaevento. Na Olimpíada de Londres 2012, por exemplo, competidores de duas modalidades ficaram hospedados em cidades fora da capital inglesa.

A vila foi apresentada quinta-feira (23) aos jornalistas e será inaugurada oficialmente no dia 24 de julho, com a chegada dos primeiros atletas. Segundo Cilenti, 85% do complexo está pronto e o que falta está dentro do cronograma.

A expectativa do diretor executivo é que os atletas se sintam confortáveis e saiam da vila com uma boa lembrança do Rio de Janeiro e dos cariocas. “Cuidar de todos os detalhes para que os atletas só se preocupem com o treinamento e chegar no dia das competições no horário e fazer o melhor. Eles [os atletas] estão a vida inteira trabalhando para isso e a gente quer oferecer o melhor conforto para eles.”

Por causa da preocupação internacional com o vírus Zika, além de ar-condicionado, todos os quartos equipados com repelentes elétricos. Os espelhos d’água da Vila Olímpica também receberão  cuidados especiais para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.