ASSINE
search button

'El País': Entre o sonho olímpico e o pesadelo sanitário

Jogador de basquete europeu que mora nos EUA escreve sobre o Zika vírus 

Compartilhar

O jornal espanhol El País, traz em sua edição desta segunda-feira (30) um artigo escrito pelo jogador de basquete profissional Pau Gasol, primeiro espanhol a conquistar um campeonato da NBA. Com a seleção espanhola foi campeão do mundo, duas vezes vice-campeão olímpico e três vezes campeão da Europa. 

No texto ele não fala sobre esporte e sim sobre o Zika Vírus. Em primeira pessoa, ele fala que de suas conversas com especialistas, tirou a conclusão de que o Zika vírus é uma ameaça muito séria. De volta à Espanha, depois de oito meses nos EUA, ficou muito incomodado com o pouco em que se fala na Europa sobre o Zika vírus e suas consequências. Ele se diz surpreso com o pouco eco que esta epidemia está recebendo nos meios de comunicação e no debate público. 

Na reportagem, Pau Gasol fala que Felizmente, organismos tão importantes quanto o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC), que trabalham constantemente para analisar a evolução desse vírus, entre outros, estão compartilhando publicamente certas informações que devem ser consideradas. Quando lê, por exemplo, que o seu diretor, o doutor Tom Frieden, está convocando um aporte maciço de fundos por parte do governo americano, que compara o estado da epidemia com “estar ao lado de uma pessoa que está se afogando e ter a habilidade de salvá-la, mas não poder”, certamente transmite a gravidade da realidade sobre o zika vírus.

O campeão mundial de basquete analisa humildemente que o desconhecimento sobre o vírus é profundo na sociedade; evidentemente, falando dos danos terríveis que causa no feto da mulher grávida e assustam as tremendas imagens de recém-nascidos afetados pela microcefalia. Mas ele ressalta que é a única coisa que a opinião pública sabe. O atleta fala que poucos sabem que pode derivar, em alguns casos, em uma síndrome de Guillain-Barré, que provoca a paralisia temporária e pode chegar a ser fatal. 

Para finalizar o artigo ao El País, Pau Gasol destaca que poucos sabem que pode haver infecção sem sintomas, e que quatro em cada cinco pessoas infectadas não apresentam nenhum sintoma, e que o vírus é transmitido através de relações sexuais, mesmo meses depois do contágio. 

Para ler matéria original, clique aqui:

> > > El País Sueño olímpico o pesadilla sanitaria