ASSINE
search button

'El País': A agonizante contagem regressiva para a Rio 2016

Jornal espanhol lista problemas econômicos, políticos, ambientais e sociais da cidade maravilhosa

Compartilhar

O jornal espanhol El País traz em sua edição desta segunda-feira (2) um editorial criticando severamente a situação que o Rio de Janeiro e o Brasil se encontram atualmente, faltando poucos meses para as Olimpíadas 2016. 

O diário comenta que as instalações podem até ficar prontas a tempo, mas existem problemas de transporte, violência urbana, problema ambiental com a poluição da Baía de Guanabara, além da ameça de terrorismo, o vírus zika, e a crise política e econômica, pela qual atravessa o país que receberá em menos de 100 dias a tocha olímpica, milhares de turistas do mundo todo, confederações e a mídia responsável pela cobertura do maior evento esportivo do mundo. Ou seja, os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de janeiro.

O texto de El País conta que a cidade tenta se esquivar de uma tempestade de dificuldades e obstáculos apresentados, até o dia 5 de agosto, quando será realizada a cerimônia de abertura. Há dez dias, um trecho da recém inaugurada ciclovia Tim Maia, construída sobre o mar e promovido como parte do legado olímpico, desmoronou como uma folha de papel após o impacto de uma onda gigante, matando duas pessoas e destacando a negligência da empresa de construção, que está encarregada pela maioria das obras para as Olimpíadas, diz a reportagem. 

O prefeito da cidade, Eduardo Paes, assumiu a responsabilidade, prometeu punir os culpados e revisar os trabalhos. Mas esta atitude do prefeito não muda o fato de já termos contabilizado mais de 11 mortes em obras, como legado da Rio 2016, acrescenta El País.

As maiores preocupações, segundo o jornal espanhol, se referem à violência urbana, com um número alarmante de mortes e conflitos nas comunidades do Rio de Janeiro, o vírus zika, que se alastrou pelo mundo e parece ter um grande foco no Brasil, e a ameça terrorista que parece ter sido confirmada pelas autoridades.

Para ler na íntegra, clique aqui:

https://deportes.elpais.com/deportes/2016/05/01/actualidad/1462122042_903706.html