ASSINE
search button

'NYT': Com Brasil em crise, Rio está na contagem regressiva para jogos Olímpicos

Impeachment, zika vírus e a recessão econômica, marcam clima do país a 100 dias dos jogos

Compartilhar

O jornal norte-americano The New York Times publicou uma longa matéria nesta quinta-feira (28) falando sobre o momento atual do Brasil, que está sofrendo a sua maior recessão econômica da história, a presidente passa por um processo de impeachment para retira-la de seu cargo, além da epidemia do vírus zika, enquanto o Rio de Janeiro sediará em cem 100 as Olimpíadas 2016.

Apesar da poluição da baía de Guanabara, onde acontecerão as competições aquáticas e do esforço das autoridades mundiais de saúde pública tentando combater a epidemia do vírus Zika, os governantes parecem confiantes, diz a reportagem do NYT. 

O extenso texto do jornal conta que com 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos, que serão realizados pela primeira vez na América do Sul, o Rio de Janeiro enfrenta mais do que os desafios comuns que atormentam as cidades-sede, como a construção dos estádios e transportes adequados. 

A publicação fala que no Rio, a corrida para tudo estar pronto em tempo está se intensificando, com trabalhadores da construção civil e projetos de transporte de massa que eram a promessas-chave na candidatura da cidade há sete anos. Com o custo de vários bilhões de dólares, os projetos incluem uma nova linha de metrô e corredores de ônibus expressos que ligam o Parque Olímpico na Barra da Tijuca ao resto da cidade, que espera mais de meio milhão de visitantes.

O New York Times destaca que de acordo com as últimas contagens, 62 por cento dos 5,7 milhões de bilhetes já foram vendidos, cerca de metade do total de bilhetes para os Jogos Olímpicos, e 24 por cento dos bilhetes disponíveis para os Jogos Paraolímpicos foram vendidos. 

A grande questão, é que para alguns brasileiros, a crise política e econômica do país diminui a euforia com relação as Olimpíadas 2016. A destituição da presidente Dilma Rousseff parece cada vez mais provável e seus sucessores não parecem muito confiantes, sem falar na falta de apoio ao Governo temer, o vice-presidente. Deste modo, concluiu o jornal The New York times, em todo mundo vê o evento como uma bênção para o país. 

Para ler na íntegra, clique aqui:

https://www.nytimes.com/2016/04/28/sports/olympics/rio-olympics-brazil-in-turmoil-countdown.html?rref=collection%2Ftimestopic%2FBrazil&action=click&contentCollection=world&region=stream&module=stream_unit&version=latest&contentPlacement=2&pgtype=collection&_r=0