ASSINE
search button

Bumba meu boi homenageia a passagem da tocha pelo Maranhão

Chama olímpica percorre atrativos como Lençóis Maranhenses e a histórica São Luís

Compartilhar

Durante três dias a chama olímpica percorrerá três cidades maranhenses e pernoitará em duas delas. O evento dará visibilidade mundial a um dos cenários mais belos do mundo: os Lençóis Maranhenses. A chama olímpica também passará pelo centro histórico da capital São Luís, tombado como patrimônio mundial e repleto de construções que misturam influências francesas, portuguesas e holandesas.

A celebração mostrará os traços da cultura local, especialmente o Bumba meu boi, que remete à influência indígena na formação do povo maranhense. A localização geográfica propiciou ao Maranhão um híbrido das culturas do Norte e do Nordeste, seja no artesanato, no folclore ou na música popular. A culinária inclui pratos típicos como o arroz de cuxá e o sorvete de buriti.

Em Barreirinhas a tocha mostrará a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Da cidade partem veículos 4x4 que levam os turistas até as lagoas de água doce. O melhor período para conhecer o parque é entre maio e agosto, quando as chuvas acabam e as lagoas enchem – justamente durante o revezamento da tocha.

Para ajudar na preservação e na exploração sustentável do turismo nos destinos maranhenses, o Ministério do Turismo apoiou nos últimos anos projetos que somam quase R$ 457 milhões, entre eles a recuperação do Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, e a sinalização turística na rua Raimundo de Moraes no bairro Bom Sucesso em Imperatriz.

NA TRILHA – Dia 12 de junho, após sair de Palmas (TO) a tocha chega em São Luís onde pernoitará. No dia seguinte a tocha passará por Barreirinhas e, em 14 de junho, desembarca em Imperatriz, antes de seguir para Belém (PA).