ASSINE
search button

Saltadores de cinco países experimentam o Centro Maria Lenk

Compartilhar

As competições da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais começam na próxima sexta-feira (19) - mas a elite mundial do esporte já começou a tomar o Centro Aquatico Maria Lenk, que recebeu inovações para o evento-teste. No primeiro dia de treinos abertos, na sexta (12), a arena recebeu atletas de cinco países, que já fizeram seus primeiros aquecimentos. Além do Brasil, Grã-Bretanha, Itália, Venezuela e México levaram suas equipes para a instalação do evento-teste e dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

No primeiro treino, 51 atletas dos 236 inscritos para a competição conheceram as instalações do Maria Lenk, inclusive o astro britânico Tom Daley, que parte para sua terceira participação Olímpica. Debaixo do sol de 32°C, o que se viu no Parque Olímpico da Barra foi um treino leve, com alongamento e saltos de aquecimento, para "soltar o avião do corpo", como dizem os esportistas. As primeiras delegações internacionais começaram a chegar no Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (11).

Serão 92 vagas Olímpicas em jogo no evento-teste - por isso, a aclimatação e a preparação dos atletas ganham contornos fundamentais para a competição, ainda mais por acontecer em uma instalação a céu aberto.

"O atleta fica exposto a frio, sol, chuva, vento... e isso tudo interfere muito no desempenho do atleta", explica Juliana Veloso, atleta da seleção brasileira que tenta participar, no Rio, de sua quinta edição dos Jogos Olímpicos.