ASSINE
search button

Estados Unidos terão sua primeira atleta a competir usando hijab

Compartilhar

O Comitê Olímpico do Estados Unidos (USOC) confirmou que, pela primeira vez, terá uma atleta do país competindo com hijab, véu utilizado pelas mulheres muçulmanas para cobrir a cabeça. Segundo o USOC, Ibtihaj Muhammad já tem os pontos necessários para garantir sua primeira participação Olímpica na prova de sabre da esgrima. Ela chegou a disputar uma vaga para os Jogos Londres 2012, mas sofreu uma lesão durante o processo de classificação.

“Eu quero competir nos Jogos Olímpicos pelos Estados Unidos para provar que nada deve ser entrave para que alguém alcance seus objetivos: nem raça, religião ou gênero”, diz a atleta. “Quero ser um exemplo de que tudo é possível com perseverança." Ibtihaj conta que encontrou na esgrima uma forma de seguir carreira no esporte sem ferir suas convicções religiosas. 

A esgrimista tem formação universitária em relações internacionais e em estudos africanos e afro-americanos na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, além de cursos de árabe e cultura marroquina na Escola de Treinamento Internacional de Rabbat, no Marrocos. É engajada em causas dos direitos de afro-americanos, mulheres e muçulmanos. Também é empresária: possui uma grife online especializada em roupas que possam ser ao mesmo tempo acessíveis e modestas, segundo os ensinamentos do Islã.