ASSINE
search button

Médico alemão diz que Zika não é uma ameaça às Olimpíadas

Compartilhar

De acordo com o principal médico da delegação alemã que estará presente nas Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, Dr. Bernd Wolfarth, a epidemia de Zika vírus no país sede dos próximos jogos precisa ser monitorada, mas não chega a ser uma ameaça aos Jogos Olímpicos. No entanto, o médico diz que cabe aos atletas decidirem se querem, ou não, comparecer ao principal evento esportivo do mundo.

"Tirando o fato de que os atletas decidem por si mesmos, e com toda a liberdade, se irão ou não competir, deve-se agora acompanhar os desdobramentos (do vírus) com muita atenção", afirmou.

O vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypit, responsável também pela transmissão da dengue e da chikungunya, está sendo ligado a casos de microcefalia, e vem gerando um alerta mundial, e está chamando a atenção das delegações que se preparam para vir ao Brasil no próximo mês de agosto.

O Zika ainda não possuí um tratamento direcionado, e a vacina está em fase de pesquisas ainda. O combate ao surto da doença se resume à erradicação dos focos de proliferação do mosquito.