ASSINE
search button

Jogos com alma brasileira: Rio 2016 se inspira no clima de festa da cidade-sede

Funcionários do Comitê Organizador criam o primeiro bloco Olímpico

Compartilhar

Entre planos operacionais, abertura de instalações e um calendário repleto de eventos-teste, um burburinho corria a sede do Comitê Organizador Rio 2016 ao longo das últimas semanas. Inspirados pelo clima de folia na cidade-sede dos Jogos, um grupo de funcionários aproveitou a hora do almoço e a pausa para o cafézinho para organizar o Atocha e Não Pira, o bloco de Carnaval do Rio 2016. Com samba original e bateria composta por mais de 20 pessoas, a primeira concentração do grupo aconteceu na última quarta-feira (27), na quadra da escola de samba Estácio de Sá.

A ideia surgiu após a confraternização de fim de ano, na quadra da União da Ilha, em dezembro de 2015. No encontro, Igor Cavaco, gerente de operações de Instalações do Rio 2016 e mais cinco colegas de trabalho decidiram montar um bloco de Carnaval para promover a integração de todo o Comitê, antes da inevitável divisão de pessoal pelas arenas - à medida que as instalações ficam prontas para as competições, os funcionários "se mudam" para as diferentes regiões dos Jogos.

"Começamos a frequentar os ensaios da União da Ilha e fomos recrutando as pessoas do Comitê que sabiam tocar algum instrumento. Aproveitamos as características de cada membro da comissão para fazer o bloco acontecer. Eu, que sou jornalista, fiquei responsável pela divulgação. Quem entendia de organização de eventos, ia planejando ensaios e apresentações. Aos poucos, a ideia foi saindo do papel", disse. 

Os funcionários compraram a ideia. Um mês depois, o bloco estava formado. "Todo mundo entendeu que o bloco representava a integração do Comitê. Era nossa última oportunidade de festejar juntos antes da fase de mais trabalho para todos, que é a entrega dos Jogos", completou.

E o coordenador de gestão de instalações do Rio 2016 Rafael Carrarini tratou de compor um samba original: “A tocha em 2016! No Rio de Janeiro, até o Barão disputaria!” (confira a letra abaixo).

“Nunca tinha feito um samba na vida. Igor me intimou a fazer o samba. A primeira frase foi fácil.. 'Atocha, meu bem, atocha'. E pegou. Em pouco tempo, todo mundo já sabia cantar”, contou.

A próxima apresentação do grupo será na comunidade do Boréu em evento da campanha "Bota o pé no samba", uma iniciativa da ONG Samaritan's Feet de arrecadação de sapatos para crianças carentes no domingo 21 de fevereiro. Só que a folia não para por aí. O sucesso foi tanto que os fundadores do bloco já pensam em fazer do "Atocha" um legado dos Jogos Rio 2016.

"Com a verba arrecadada na festa vamos pagar o estúdio para dois ensaios por mês. Quem sabe podemos transformar nosso pré-Carnaval no encontro anual da turma que trabalhou no Rio 2016", sugeriu Karinna Vasconcellos, especialista em Logística do Rio 2016.

Assim como os Jogos Olímpicos, viver o Carnaval carioca é uma experiência única para moradores e turistas. Em 2016, a folia começa nas ruas antes do calendário oficial, com os principais blocos saindo entre 5 e 10 de fevereiro. No Sambódromo, que também é uma das instalações Olímpicas do Rio 2016, o desfile das escolas de samba acontece de 5 a 8 de fevereiro, com desfile das campeãs no dia 13.