ASSINE
search button

Desafio Internacional de BMX abre série de eventos-teste no Parque Radical do Rio

Evento vai reunir 96 atletas de 30 países no Centro Olímpico de BMX 

Compartilhar

Um dos esportes mais radicais do programa Olímpico vai invadir a Zona Oeste da cidade neste fim de semana. O Desafio Internacional de BMX, evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos, vai inaugurar a pista recém-construída em Deodoro, reunindo 96 atletas de 30 países no dia 4 de outubro. Este será a primeira competição realizada no Parque Radical do Rio, que concentrará os esportes de aventura do Rio 2016 em pouco menos de um ano.

Nesta sexta-feira (2), depois de treinarem na pista, os atletas de BMX sugeriram à Federação Internacional de Ciclismo (UCI) modificações que tornarão a pista mais interessante e, eventualmente, mais segura. O Rio 2016 vai providenciar as pequenas mudanças e, por isso, o evento-teste ocorrerá apenas no domingo (4). A nova programação da competição conta com rodadas qualificatórias, quartas-de-final, semifinais e finais feminina e masculina realizadas entre as 12h e 17h.

A pista de BMX foi aprovada pela UCI. O desenho da pista leva assinatura de Tom Rizenthaler, um dos mais experientes especialistas do mundo em pistas de BMX e autor dos traçados dos Jogos Pequim 2008 e Londres 2012. Tem sido comum, durante a realização dos eventos-teste, ajustes no traçado.

Entre as feras do Desafio estão alguns dos principais nomes do esporte mundial, como os campeões Olímpicos de Londres 2012, a colombiana Mariana Pajón e o letão Maris Strombergs. Apesar de não valer classificação direta para os Jogos Olímpicos, o evento entra na contagem de pontos do ranking mundial da UCI, principal critério para definição dos nomes que competirão no Rio.

“Todos os principais competidores do mundo estarão aqui. E eles vão precisar de todas as suas habilidades, pois a pista que montamos é a maior da história do esporte nos Jogos Olímpicos e é extremamente técnica”, conta Jorge Vasquez, líder de competição do ciclismo BMX do Comitê Rio 2016.

O circuito montado no Centro Olímpico de BMX apresenta percursos de até 400 metros de extensão, ocupando área total de cerca de 4 mil metros quadrados. Diferentes obstáculos são posicionados ao longo do trajeto de modo a adicionar adrenalina e dificuldade técnica à prova, que é disputada no formato "Supercross", onde os atletas largam juntos em baterias de oito competidores rumo à linha de chegada.

Um dos obstáculos que prometem dar mais trabalho aos competidores no Desafio Internacional de BMX e também nos Jogos Olímpicos Rio 2016 é chamado “o salto do Pão de Açúcar”, em homenagem ao cartão postal carioca. “É um salto muito alto, só os melhores vão conseguir passar por ele”, explica Vasquez.

Além do percurso, o Comitê pretende testar as operações de 28 áreas funcionais, como a gestão dos resultados, apresentação do esporte e os serviços médicos.

Ainda em outubro, o Parque Radical do Rio volta a ser palco do ciclismo, desta vez com os melhores do mountain bike, que vão testar o percurso de quase 5km recheado de obstáculos naturais. Em novembro, é chegada a vez da canoagem slalom, cuja pista de águas rápidas foi apresentada na última terça-feira (29).