ASSINE
search button

Audiência pública na Alerj debate mudança das provas de Vela para Búzios

Deputados defendem alteração para preservar a imagem do Rio e do Brasil no exterior

Compartilhar

A possibilidade de mudança das competições de Vela dos Jogos Olímpicos de 2016 por causa da poluição da Baía de Guanabara foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) na última quinta-feira (03/09). O debate teve como ponto central o prejuízo para a imagem e o turismo da cidade e do estado do Rio de Janeiro e do Brasil com a exposição negativa na imprensa mundial devido aos problemas da Baía. Representantes da campanha #VelaEmBúzios2016 apresentaram o projeto que tem o objetivo de preservar a imagem do Rio e do Brasil no exterior, e estimular economicamente a Região dos Lagos.

A proposta conquistou o apoio de deputados da Comissão de Turismo da Alerj, que prometeram acionar os comitês olímpicos e governos do Rio para buscar a alteração do local das provas de Vela. “Eu tenho convicção de que temos chances. As condições (da Baía) que vimos no evento-teste com cancelamento de regatas, tendo que parar aeroporto e interromper a navegação comercial da Baía de Guanabara para a realização das provas, são fatores que impactam a economia da cidade e do estado do Rio. Se a Baía não tem condições, vamos levar para Búzios”, defendeu Dr. Sadionel (PT), presidente da Comissão de Turismo da Alerj.

Pelas excelentes condições do mar e do vento, Búzios é a cidade que mais recebe eventos nacionais e internacionais de Vela no Brasil, como o Mundial da Juventude e o Sul-Americano da classe RSX; e foi declarada como a “Capital da Vela” por meio da Lei estadual nº 5.698/10. Atletas de todo o mundo escolhem as águas de Búzios para treinar porque a cidade é reconhecida por ter as melhores raias do mundo. O balneário foi escolhido, inclusive, pelo próprio Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como local de treino para os velejadores que se preparam para competir nas Olimpíadas.

“Infelizmente não conseguimos aquilo que era o desejo de todos nós: que a Baía de Guanabara chegasse aos Jogos Olímpicos saneada. Ainda existe a esperança de que um dia tenhamos a Baía limpa, mas corremos contra o relógio para as Olimpíadas e não podemos ter o risco de um provável acidente que destrua a imagem do estado e do país diante de bilhões de pessoas em todo o mundo. Búzios mostrou que tem todas as condições técnicas para receber o evento”, afirmou o deputado Jânio Mendes (PDT).

A campanha de Búzios é liderada pelo Búzios Convention & Visitors Bureau, pela Associação de Hotéis e Associação Comercial e Empresarial de Búzios, que enviaram carta oficial aos governos e comitês organizadores dos Jogos apresentando a cidade como alternativa para receber as provas de Vela.   “Búzios está pronta para receber as competições de Vela nas Olimpíadas. Nossa intenção é ajudar o Rio e o Brasil a solucionar este problema da Baía para 2016. A cidade tem toda a infraestrutura necessária. Tem marina, redes hoteleira e gastronômica acostumadas a receber turistas de todo país e exterior, assim como uma área de 450 mil m² disponível para a instalação das estruturas temporárias necessárias para a realização do evento. Não precisa de nada além disso”, garantiu Thomas Weber, vice-presidente do Búzios Convention & Visitors Bureau.

“A solução de trazer a Vela para Búzios é boa para todos. Para o Rio – que deixará de ser exposto mundo afora como um estado poluído, o que prejudica o Brasil, a capital e todas as cidades turísticas do estado – e para os Jogos Olímpicos, com a certeza de uma competição segura para os atletas. Não seria a primeira vez que provas de Vela ocorreriam fora do centro dos Jogos. Isso ocorreu nas Olimpíadas de Pequim, da China e de Londres. Em 2016, alguns jogos de futebol serão fora do Rio de Janeiro _ em São Paulo, Manaus, Salvador, Belo Horizonte e Brasília”, completou Salviano Martins, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios.