ASSINE
search button

Shell Eco-marathon Brasil abre inscrições para a edição 2017 

Competição acontece no Rio de Janeiro e os times podem se inscrever até 04 de setembro

Compartilhar

Depois do sucesso da primeira edição brasileira da Shell Eco-marathon, que atraiu 36 times de 22 universidades de todo o país, o evento ganhou casa nova para a versão 2017: o Rio de Janeiro.

A disputa acontece entre os dias 07 e 09 de novembro, no Riocentro, e recebe inscrições até o dia 04 de setembro pelo site: shell.com/energy-and-innovation/shell-ecomarathon.

Se durante a competição não ganha quem for mais rápido, para se inscrever é preciso correr. As vagas são limitadas e as candidaturas serão consideradas válidas para o processo de seleção por ordem de chegada. Podem participar estudantes de cursos de engenharia de todo o país, que deverão desenvolver um protótipo automotivo movido a gasolina, etanol ou bateria elétrica. No entanto, a Shell pode recusar a candidatura de mais de um protótipo da mesma equipe/instituição caso o limite de inscrições exceda o permitido.

“Depois do sucesso do primeiro ano de Shell Eco-marathon em São Paulo, temos prazer em trazer a competição para o Rio. Nosso intuito é fazer com que a disputa seja ainda mais equilibrada e que mais universidades possam participar”, explica Pâmella De-Cnop, gerente de Performance Social da Shell Brasil.

Na primeira etapa da inscrição, as equipes deverão enviar informações gerais e técnicas dos veículos. Em seguida, a partir de 14 de setembro, os times aprovados na primeira etapa enviarão informações adicionais e de logística. Ambas são eliminatórias.

Famosa em todo o mundo, a competição desafia estudantes a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes. A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da Shell nos EUA fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Desde então, a competição se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo diversos tipos de energia.

Um teste para a edição Américas

Em 2017, seis equipes brasileiras estiveram entre os mais de 1.200 universitários de oito países que competiram em Detroit, nos EUA. O destaque verde e amarelo foi a EFICEM, equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que conquistou a terceira colocação na categoria Bateria Elétrica, a bordo do protótipo Setta Energy. Também estiveram em Detroit representantes das universidades Presbiteriana Mackenzie, Federal de Itajubá (UNIFEI), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da PUC-RS.

Seja um voluntário

Além dos competidores, a Shell também está convocando voluntários para fazer parte do evento. Estudantes de universidades que não têm equipes competindo na Shell Eco-marathon podem se inscrever para trabalhar na área técnica, auxiliando o time técnico global responsável por todas as disputas organizadas pela Shell. Ao final, os voluntários recebem um certificado.

“Seja competindo ou colaborando como voluntários, queremos proporcionar a experiência de participar deste evento ao máximo de jovens interessados. Sabemos as dificuldades que algumas equipes enfrentam para produzir e trazer os protótipos para a competição, mas não queremos deixar ninguém de fora. É uma grande oportunidade de aprendizado onde todos saem ganhando”, completa Pâmella.

Para ser um voluntário é preciso ter conhecimentos técnicos, estar matriculado em uma instituição de ensino técnico ou superior e/ou inglês avançado. A inscrição deve ser feita pelo e-mail [email protected].