ASSINE
search button

Exposição reúne 25 expoentes da arquitetura de Búzios

Compartilhar

estilo Búzios de arquitetura estará em evidência no balneário mais charmoso do país. Após 24 anos do primeiro encontro, arquitetos residentes e integrantes do Núcleo Búzios do IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil – apresentarão seus principais projetos na exposição Arquitetando em Búzios, na Escola de Artes Zanine, de 21 de julho a 16 de agosto. 

A ideia do evento começou em 1993, quando dez arquitetos e engenheiros se reuniram, no Hotel Galápagos Inn, para exposição que reunia dez fotos das suas realizações em Búzios de cada participante. Entre 1999 e 2000 foi criado o IAB Núcleo Búzios e em 2003, dezesseis arquitetos se reuniram para debater sobre os rumos da profissão na cidade e apresentar novamente seus projetos. Já a segunda edição, somente com arquitetos, foi realizada em 2007 no Shopping Passeio das Palmeiras. Para 2017, o evento traz 25 nomes de destaque da arquitetura buziana, em 25 projetos de instalação, individual ou em dupla, e com temática livre. Participarão ainda três instituições: Núcleo IAB Búzios, Secretaria de Planejamento Urbano e Projetos e Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Búzios. 

Serão exibidas fotos, maquetes, desenhos, textos, matérias de jornais e revistas, quadros, espaços decorados, além de exibição em mídia digital com trabalhos diversos dos profissionais que estão arquitetando em Búzios. No dia 21 de julho, sexta-feira, das 18h às 22h30, haverá uma recepção especial para amigos, imprensa e convidados dos arquitetos. 

Lá mostraremos a casa sustentável (com biodigestor) da Gisele Ribeiro, a restauração pelo arquiteto Arthur Carlos Costa, da Caza do Sino, uma central e distribuição de escravos, hoje patrimônio histórico tombado; o paisagismo de Paulo Pinto, as construções de eucalipto e bambu de Antonio Amaral; arquitetura intuitiva e objetos de design criados por Guido Campanate; as sofisticadas construções residenciais de Roberto Aracri; a profunda pesquisa da Gnattali arquitetura, dedicada ao Hotel Vila da Santa, nos Ossos, que reproduz uma vila mediterrânea; o ambiente decorado pelas arquitetas Schlemm&Bungarten; a instalação de cubos e vertentes da arquitetura de Laura Vivacqua; os conceitos contemporâneos de reciclagem por Alejandra Garzuze; os elementos naturais da arquitetura contemporânea de Paula Medina; projetos de relevância de Chico Sales; os projetos de arquitetura paisagística de Campolina; os projetos residenciais e comerciais que aliam conforto à praticidade, por Daniel Lobato Costa; a implantação primorosa das casas de Octávio Raja Gabaglia, a arquitetura de interiores, móveis desenhados, espaços comerciais além de residências de Paola Acatauassú, os traços simples e marcantes de Leonardo Maffia; o conceitos de espaço, luz e natureza de Ricardo Guterres; as intervenções provocativas das pinturas de Morgana Souto Maior; as pinturas de Hernan Katz; os espaços minimalistas e otimizados, quase como arquitetura naval de Paulo Guilherme; a pousada ecológica Janelas para o Mar de Helena Oestriech, além do projeto Núcleo Búzios do IAB e das Secretarias que representam a Cidade.

O evento é gratuito e tem classificação livre. E apoio da Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico e da Coordenaria de Cultura; da Associação de Hotéis de Búzios; da Premissa Assessoria; da Fatutti Comunicação e da Preparo Design Estratégico.

Escola de Artes Zanine – Ao lado do prédio da Prefeitura de Búzios está localizado o último projeto de arquitetura realizado pelo artista baiano, José Zanine Caldas, mestre em madeiras. Inaugurado em julho de 2016, o espaço vem abrigando exposições permanentes de artistas buzianos e convidados, além da realização de oficinas regulares de arte.

Arquitetando em Búzios: Escola de Artes Zanine. Estrada da Usina, s/n - Centro, Armação dos Búzios. Abertura para imprensa e convidados em 21 de Julho, das às 18h às 22h30. Visitação de 22 de julho a 16 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 16h às 18h horas. Outras informações sobre a produção do evento, falar com Luciana Fajardo & Flory Menezes (22) 99874-3602. Grátis. Classificação livre. Estrada da Usina, s/n, ao lado da Prefeitura. Estacionamento ao lado.