ASSINE
search button

Programa capacita mais de 3 mil alunos e abre as portas do mercado de trabalho

Compartilhar

Um antídoto contra o desemprego e a falta de vagas, a qualificação profissional no mercado de seguros abriu um novo horizonte para jovens em busca de estágios e de oportunidades de trabalho. Desde 2002, mais de três mil alunos de escolas públicas, com idade entre 16 e 20 anos, foram capacitados pelo programa Amigo do Seguro. Muitos já foram recrutados por empresas seguradoras e corretoras de seguros, trilhando uma nova carreira profissional.  

Criado pela Escola Nacional de Seguros, o programa une responsabilidade social e capacitação para o mercado de trabalho. O aprendizado inclui conceitos básicos de seguros, orientação profissional, rotinas administrativas, matemática financeira, Língua Portuguesa e técnicas de vendas, entre outras disciplinas. O curso de Iniciação ao Trabalho é gratuito e tem duração de 140 horas. Ao final das aulas, os alunos são cadastrados em um banco de talentos, com boa chance de aproveitamento no mercado.  

A perspectiva de uma nova carreira atraiu jovens como Elvys Martini dos Santos (20 anos), Joane Schettine (18) e Tainá dos Santos Conceição (19). Todos participaram do Amigo do Seguro e hoje estão empregados em corretoras de seguros, conciliando trabalho e estudos. Em comum, os três compartilham a certeza de que a qualificação profissional foi um divisor de águas em suas vidas.  

Elvys, que se inscreveu no programa em 2013, lembra que queria conhecer algo novo. “Ao ingressar no Ensino Médio, pensava em cursar Comunicação Social. Aí vi um anúncio no jornal e percebi que havia um mercado do qual eu pouco conhecia. Com o Amigo do Seguro não apenas ganhei novos conhecimentos, como também aprendi a me comportar no ambiente corporativo”, recorda.

Há dois anos, Elvys foi aprovado em um processo de seleção da Brasil Insurance, corretora de seguros em São Paulo. Entrou como aprendiz e, pouco depois, foi contratado como auxiliar em regime CLT. Em maio deste ano, foi promovido a assistente. “Eu me descobri neste mercado e vou buscar novas oportunidades de crescimento”, diz Elvys, que hoje cursa Administração em Seguros, bacharelado oferecido pela Escola Nacional de Seguros.

Tainá, por sua vez, cursou o Amigo do Seguro em 2014 e também não se arrepende. Hoje ela trabalha na Minuto Seguros Corretora, onde teve rápida ascensão. “As aulas me ajudaram a ter um bom desempenho no contato com o cliente. A seriedade e o comprometimento do programa me mostraram o quanto devemos ser responsáveis no dia a dia”, recorda Tainá, que foi efetivada após nove meses como jovem aprendiz. Hoje é consultora de seguros.

Joane também começou na Minuto Seguros como jovem aprendiz, em 2015. Após 11 meses de experiência, hoje faz parte do quadro efetivo da corretora na área de Recursos Humanos. A oportunidade ela credita ao programa, onde teve aulas de administração, contabilidade, noções básicas de seguro e ética comportamental.

“É uma oportunidade para jovens de baixa renda, que ganham conhecimentos importantes e podem ingressar no mercado de trabalho. O mais importante é a formação qualificada. Hoje percebemos o quanto tudo valeu a pena”, comemora Joane.  

Em 2017, o programa abrirá vagas em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Recife, Salvador, Ribeirão Preto, Blumenau e Uberaba. Os alunos receberão vale-transporte, alimentação no local das aulas e certificado de conclusão, este último para aqueles que forem aprovados nas disciplinas e tiverem frequência superior a 80%. 

A diretora de Ensino Técnico da Escola Nacional de Seguros, Maria Helena Monteiro, reforça a importância da qualificação. “Pedimos às empresas do setor de seguros que deem a oportunidade do primeiro emprego a esses jovens. Todos nós tivemos que começar um dia, então é muito importante que os empresários, os corretores de seguros e as seguradoras nos ajudem na inserção desses talentos”, afirma.