Jornal do Brasil

Domingo, 22 de Abril de 2018 Fundado em 1891
Comunidade em pauta

Colunistas - Comunidade em pauta

Descaso nas  ruas e calçadas da Rocinha!

Jornal do Brasil Davison Coutinho

Descaso nas  ruas e calçadas da Rocinha!

Não é recente a dificuldade de se transitar pela Rocinha, tendo em vista o trânsito ocasionado no local, aumentado ainda mais pelo tamanho dos ônibus na Rocinha, pelos carros estacionados em locais irregulares, lixeiras, ocupações irregulares e canteiros de obras. Até ai tudo bem, afinal o trânsito é um grave problema em toda a nossa cidade.

O nosso grande problema é a dificuldade de se andar a pé, como a maioria dos 200 mil moradores da Rocinha transitam pelas ruas. A situação das ruas e calçadas é de extrema precariedade e já não recebem manutenção há muito tempo.

Davison Coutinho

As poucas calçadas que restam são tomadas pela buraqueira, as ruas são estouradas pelos esgotos e falta de manutenção da Prefeitura. Os buracos são imensos, o que causa um grande perigo aos pedestres e aos motoristas.  As reclamação são inúmeras , tendo em vista quantidade de acidente que vem acontecendo.

Já tinha ouvido algumas reclamações sobre os buracos das calçadas, mas não imaginava o quanto eram perigosos até que na ultima sexta feira, quando eu caminhava de manhã pela localidade, conhecida como “curva do S”, não percebi um buraco, pisei e sofri um acidente que poderia ter sido ainda mais grave, o resultado foi um corte leve  no dedo e uma luxação no tornozelo que me impediu de trabalhar durante todo o fim de semana.

Visando melhorar as condições das ruas, e cumprir o papel da prefeitura, os moradores se organizam, quando viável, em mutirões de “tapa buracos” para amenizar os problemas que são ainda mais graves para os idosos e cadeirantes, mais perigosos ainda para o transporte de maior fluxo no local, que é o moto-taxi.

A prefeitura já recebeu diversas reclamações do péssimo estado do local, porém até agora não foi tomada nenhuma solução definitiva para as calçadas que a cada dia apresentam rachaduras e colisões. Os comentários dos moradores sobre a situação são relatos de grande insatisfação, entre eles “ vergonha hein prefeito”, “depender dos órgãos públicos, estamos ferrados”, Já tinha passado da hora de alguém tomar alguma providência sobre isso, é uma pena que infelizmente os moradores é que tem que dar jeito”.

Moradores da Rocinha enfrentam buracos nas ruas de toda a comunidade

Quantos tombos e acidentes ainda serão precisos para que uma providência seja tomada? Não adianta mais remendar, é preciso refazer e consertar de maneira definitiva. É preciso um olhar, com sensibilidade, para as questões da comunidade, temos moradores idosos, deficientes, crianças e gravidas. A Prefeitura não tem noção das dificuldades que cada morador tem para chegar a seus lares no alto do morro, quantas escadas, becos e ladeiras são enfrentadas depois de mais um dia de luta.  

*Davison Coutinho, 23 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Formando em desenho industrial pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade, funcionário da PUC-Rio.



Tags: Acidentes, calçadas, dificuldades, moradores, providência, rocinha

Compartilhe: