Jornal do Brasil

Segunda-feira, 23 de Julho de 2018 Fundado em 1891
Comunidade em pauta

Colunistas - Comunidade em pauta

Uma comunidade abandonada pelo poder público

Pescadores do Complexo da Maré à espera de um cais para trabalhar

Jornal do Brasil Walmyr Jr.

Na colônia de pescadores da favela Marcio Dias, do Complexo da Maré, cerca 300 pescadores, que tem mais ou menos 1200 pessoas dependentes, estão ameaçados a parar com seus trabalhos. O espírito empreendedor que esses homens possuem, garantiu que o projeto de reforma do cais da colônia de pesca fosse acolhido pela Petrobrás.

 Porém os responsáveis pela execução do projeto, a ONG Onda Verde, não concluiu a reforma da estrutura física do cais e muito menos construiu o píer de 50 metros que estava no projeto financiado. Isso vem resultando numa falência econômica dos pescadores que não tem onde despejar as 20 toneladas de peixes que, com sua frota de 60 pequenas embarcações, conseguem captura diariamente na Bahia de Guanabara.

Embaixo do cais que estamos falando, tem uma boca de duto que despeja o esgoto da comunidade a céu aberto nas margens da Bahia de Guanabara, nossos pescadores, assim como toda comunidade - 15 mil moradores - está a mercê de uma contaminação massiva de todos tipo de doenças. Tudo isso acontece sem ao menos uma fiscalização do poder público de nossa cidade.    



Tags: 50 metros, construiu, financiado, no projeto, o píer de, que estava

Compartilhe: