ASSINE
search button

Agenda Econômica: Destaque para o resultado do PIB dos EUA

Compartilhar

Agenda Agora - Na agenda econômica de hoje, vale destacar o resultado do o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos. Segundo o Departamento do Comércio, a economia norte-americana apresentou expansão de 2,8% no 3T13, em termos anualizados, mostrando certa aceleração em relação ao crescimento de 2,5% reportados no 2T13. O resultado superou assim a previsão do mercado, que apontava para uma alta de 2,0%. 

Segundo relatório do Departamento do Comércio, o avanço do PIB no último trimestre refletiu os esforços das empresas para repor os estoques, além de um aumento nos gastos federais e de governos locais. Tal resultado amplia as expectativas em torno de uma possível retirada dos atuais estímulos monetários por parte do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano.

Além disso, a safra de balanços corporativos segue influenciando os mercados internacionais, tendo em vista divulgação dos números de diversas empresas na Europa e nos EUA.

Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) cortou a taxa básica de juros de  0,50% para 0,25% ao ano, A decisão surpreendeu de certa forma os economistas, que aguardavam uma manutenção da taxa em 0,50%. Na Inglaterra, a decisão de política monetária não trouxe novidades.

No Brasil, o IPCA avançou 0,57% em outubro na comparação mensal, situando-se levemente abaixo da mediana das projeções, que apontava para uma alta de 0,60%. Em termos anuais, o IPCA subiu 5,84%, levemente abaixo dos 5,86% reportados em setembro.