ASSINE
search button

BC chinês sinaliza preocupação com mercado imobiliário

Compartilhar

Mercado Agora - Hoje pela manhã, o Banco Central chinês (PBoC) sinalizou preocupação com o mercado imobiliário e a dívida dos governos locais e indicou que será preciso controlar o crédito para indústrias com excesso de capacidade. Os comentários constaram do relatório trimestral da autoridade monetária e foram considerados mais firmes, ou inclinados à elevação dos juros no país, e vieram após o primeiro-ministro descartar a injeção de mais dinheiro no sistema financeiro.

O índice de atividade dos gerentes de compras (PMI) do setor de serviços da China medido pelo HSBC avançou para 52,6 em outubro, de 52,4 em setembro, indicando expansão da atividade. O desempenho do segmento deve ajudar a melhorar o ritmo de crescimento da China nos próximos meses. Com o resultado, o PMI composto da China subiu para 51,8 no décimo mês de 2013, ante 51,2 no anterior.

Nos EUA, foi divulgado o índice ISM de serviços que subiu para 55,4 em setembro, acima da expectativa do mercado de 54 ptos.

Na Europa, o relatório semestral de projeções econômicas da União Europeia (UE) apontou o crescimento dos níveis da dívida dos países da zona do euro em 2014, ao mesmo tempo que projeta queda de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) da região da moeda única neste ano. Em 2014, porém, haveria expansão econômica de 1,1%, acelerando para 1,7% em 2015. Além disso, a inflação na zona do euro deve permanecer abaixo de 2% no curto prazo e é esperada uma melhora "muito modesta" no mercado de trabalho até 2015.