ASSINE
search button

Dados da China podem animar os investidores

Compartilhar

Abertura de Mercado - A sexta feira começa com a leitura dos investidores acerca dos números da economia chinesa. O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 7,8% no terceiro trimestre deste ano, ante igual período de 2012, o que representa aceleração em relação aos 7,5% registrados no segundo trimestre e o maior ritmo de 2013. O resultado confirmou as expectativas. Os números mais recentes da produção industrial e das vendas no varejo no país também vieram fortes, porém, já sugerem que a atividade econômica pode voltar a perder um pouco da força e isso limita o otimismo entre os investidores.

A produção industrial da China teve um crescimento de 0,72% em setembro ante agosto e de 10,2% em relação a setembro de 2012. Em agosto, a expansão havia sido de 0,93% e interanual, de 10,4%. Embora as taxas sejam menores, o resultado anual ficou acima do previsto (10,1%). As vendas no varejo chinês, por sua vez, subiram 13,3% em setembro ante igual mês do ano passado, abaixo do verificado em agosto nesta comparação (+13,4%) e da previsão (+13,5%).

Esta notícia, combinada com a expectativa de que o Fed deverá adiar o início da redução do programa de estímulos monetários para ajudar a economia dos Estados Unidos garantiram sinal positivo à maioria das bolsas asiáticas e alimentava a alta das bolsas europeias e dos índices futuros das bolsas dos EUA. As commodities subiam com consistência, em meio a avaliações de que o crescimento da China deve reforçar o suporte de curto prazo para seus preços. Já o dólar recuava ante o euro e o iene.

Na agenda de indicadores econômicos no Brasil, temos os indicadores de inflação referentes a outubro. No início do dia foi anunciada a segunda prévia do mês do IGP-M. O dado veio em +0,91% ante a previsão mediana de alta 0,83%. Na sequência, saiu o resultado de outubro do IPCA-15, de +0,48%, cuja mediana das expectativas era de 0,42%.

Com o adiamento da divulgação do índice de indicadores antecedentes nos Estados Unidos, que estava previsto para hoje, as atenções se deslocam para a temporada de balanços norte-americanos, que traz os números trimestrais de Morgan Stanley e Anglo American, antes da abertura dos mercados. Ao longo do dia, dirigentes do Federal Reserve discursam.

O relatório mensal de emprego nos Estados Unidos (payroll) referente ao mês de setembro será divulgado na próxima terça-feira (dia 22), informou ontem o Departamento do Trabalho. O documento referente a outubro será conhecido no dia 8 de novembro. Já os índices de preços ao produtor (PPI) e ao consumidor (CPI) nos EUA serão divulgados nos dias 29 e 30 de outubro, respectivamente. Os relatórios semanais sobre os estoques norte-americanos de petróleo serão conhecidos na segunda-feira (dia 21), com dados até 11 de outubro, e também na quarta-feira (doa 23), com dados até 18 de outubro. Além disso, o índice de preços das importações em setembro será conhecido na quarta-feira da semana que vem (dia 23), ao passo que o índice de custo da mão de obra no terceiro trimestre foi adiado para o dia 19 de novembro.

No Brasil, o Ibovespa deve abrir com viés mais positivo, repercutindo a boa performance dos dados da China e seu impacto sobre as ações de empresas ligadas a commodities, que tem grande representatividade no índice. As 9h20, o Ibovespa futuro indicava alta de 0,4%.

Desejamos Bom Dia a todos e Bons Negócios!

José Cataldo é estrategista da Ágora Corretora