ASSINE
search button

Abertura de Mercado

Semana com agenda econômica importante mantém foco nos EUA

Compartilhar

Os mercados financeiros repercutem na manhã dessa segunda-feira, a vitória da chanceler alemã, Angela Merkel, após as eleições no último domingo. Apesar da vitória do partido, a maioria no Parlamento (Bundestag) não foi garantida, podendo obrigar a chanceler a um longo processo de negociações para construir uma coalizão de governo neste seu terceiro mandato.

Em reação, as principais bolsas europeias e o euro oscilam com pequenas variações, com viés negativo, deixando em segundo plano os números compostos sobre os setores de serviços e industrial na zona do euro. O índice composto dos gerentes de compras (PMI) da zona do euro subiu em setembro para o nível mais alto em 27 meses, a 52,1, sinalizando a expansão mais forte da atividade desde junho de 2011. A atividade avançou nas duas maiores economias europeias (Alemanha e França).

A China, por sua vez, apresentou expansão da indústria em setembro, refletindo melhores condições da demanda externa e também do consumo doméstico. A leitura preliminar de setembro do PMI da indústria chinesa, medida pelo HSBC, avançou para 51,2 em setembro, de 50,1 em agosto, alcançando o maior nível em seis meses. Ainda assim, as bolsas asiáticas fecharam em direções divergentes, com muitos mercados retornando de feriado prolongado, ao passo que o mercado acionário em Tóquio ficou fechado hoje.

A cautela entre os investidores, em termos globais, reflete as incertezas sobre a duração do programa de compra de bônus, mantido pelo Fed (banco central norte-americano) na última reunião de política monetária.

A indecisão do presidente dos Estados Unidos, sobre quem será o sucessor do atual comandante do Fed, Ben Bernanke e a retomada das negociações sobre o endividamento do governo norte-americano alimentam também as preocupações dos mercados globais, deixando os índices futuros das bolsas norte-americanas com tendência de abertura estável em relação ao fechamento de sexta-feira. Já entre as commodities, os preços do petróleo oscilam entre margens estreitas nesta manhã, com viés de alta.

A agenda econômica no final do mês de setembro está carregada, o que pode aumentar a volatilidade entre os ativos. Entre os destaques do dia, no exterior, temos os discursos de alguns presidentes regionais do Fed e dados de atividade nos EUA. Entre indicadores, nesta segunda, saem o índice de atividade nacional do Fed de Chicago em agosto e o índice PMI industrial da Markit preliminar de setembro.

No Brasil, a semana começa com os dados de agosto da arrecadação federal. Antes, saiu a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), que ficou em 0,27% na terceira quadrissemana de setembro, vindo no mesmo nível da taxa observado na segunda quadrissemana do mês. Ainda hoje, às 15h30, será a vez da parcial da balança comercial.

Nesta segunda-feira, o Ibovespa tende a uma abertura estável, conforme apontava o Ibovespa futuro, que às 9h10, tinha alta de 0,09%. 

Desejamos Bom Dia a todos e Bons Negócios!