ASSINE
search button

Aos 27, Phelps vê aposentadoria próxima e lágrimas em última final 

Compartilhar

Quando estava no lugar mais alto do pódio nesta quinta-feira, após ganhar o 16º ouro ao vencer os 200 m medley, Michael Phelps parecia segurar as lágrimas de emoção por mais uma marca conquistada em uma carreira vitoriosa: ele se tornou o primeiro homem a vencer por três vezes seguidas a mesma prova na natação.

Mas o nadador americano de 27 anos confessou que vai ser difícil segurar o choro nesta sexta-feira quando for participar de sua última final individual, os 100 m borboleta. "Posso falar que esses 100 m (borboleta) vão doer. Quando estava no pódio (dos 200 m medley) tentei me segurar o máximo, e deixei escapar uma lagrima aqui ou ali. Só preciso focar nos 100, minhas provas estavam doendo muito hoje", disse Phelps.

Apesar de já ter afirmado que iria se aposentar, Phelps falou que durante as provas que participou em Londres preferiu não pensar no encerramento da carreira, e que isso só deve acontecer depois da última competição por equipes.

"Acho que não pensei muito nisso (momento da aposentadoria), não passou muito pela minha cabeça. Provavelmente depois do revezamento vou pensar mais e mais nisso, mas eu sempre venho dizendo nesta Olimpíada: é meu último 200 m borboleta, é minha última final, etc. Acho que amanhã será minha última final individual (em Olimpíada). Acho que o adeus vai ser bem emocionante, ver minha mãe na arquibancada".

Sobre o legado da natação dos EUA, Michael Phelps disse que o país estará bem representado nos próximos Jogos Olímpicos, que serão no Rio de Janeiro, principalmente pelo seu maior rival, Ryan Lochte.

"Ryan teve muitas grandes provas, nos últimos quatro anos ele teve muito desenvolvimento, virou um nadador melhor. Para mim seria legal assistir ao que esses caras farão nos próximos quatro anos. Tive uma carreira divertida", falou o nadador.

Ryan Lochte já disse que estará de volta na Olimpíada do Rio, apesar de ser um ano mais velho do que Phelps, que garantiu que não vai participar. Perguntado se a aposentadoria é apenas dos Jogos Olímpicos, o maior medalhistas olímpico da história foi categórico: "Não terá mais natação competitiva, não terá másters, nada. Estarei aposentado".