ASSINE
search button

Sem surpresas, CBV anuncia duplas do vôlei de praia em Londres

Compartilhar

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou oficialmente, na tarde desta quinta-feira, as quatro duplas que representarão o país no vôlei de praia em Londres. No masculino, os escolhidos foram Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha. No feminino, a entidade convocou Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa.

Alison e Emanuel ocupam atualmente o topo do ranking olímpico da modalidade, enquanto Ricardo e Pedro Cunha estão na sexta posição, o que lhes deu vantagem sobre Márcio e Pedro Solberg. Juliana e Larissa lideram o ranking feminino, com Talita e Maria Elisa na quinta colocação, cinco à frente de Maria Clara e Carol, que também cobiçavam a vaga para Londres.

Depois da parceria de sucesso com Ricardo, que lhe rendeu um pentacampeonato do Circuito Mundial de 2003 a 2007, além do ouro olímpico em Atenas 2004 e a prata em Pequim, quatro anos depois, Emanuel formou dupla com Alison em 2010. Com ele, tornou-se campeão mundial e conquistou o ouro no Pan-Americano de Guadalajara em 2011. Já Ricardo, ao lado de Pedro Cunha, venceu etapas da Polônia, República Checa e Holanda do Circuito Mundial e o Grand Slam da Áustria desde que a parceria se formou, em 2011.

Juliana e Larissa são pentacampeãs do Circuito Banco do Brasil e hexacampeãs do Circuito Mundial desde 2002, quando passaram a competir juntas. Antes da medalha de ouro no Pan-Americano do ano passado, elas se classificaram para a Olimpíada de Pequim, em 2008. No entanto, Juliana sofreu uma lesão no joelho e Larissa jogou ao lado de Ana Paula, caindo nas quartas-de-final. Na mesma competição, Talita, que jogava ao lado de Renata, ficou em quarto lugar para, no ano seguinte, criar parceria com Maria Elisa, com quem foi campeã do Circuito Banco do Brasil de 2009 e vice-campeã do Circuito Mundial em 2009 e 2010.

Além das 16 vagas já distribuídas entre os países participantes através do ranking olímpico entre os homens e entre as mulheres, outras cinco serão disputadas em cada categoria por meio de torneios continentais, e duas serão entregues aos países finalistas da Copa do Mundo de Classificação Olímpica, disputada em Moscou a partir desta quinta-feira até o próximo domingo. A Grã-Bretanha, como país sede, tem presença garantida, com apenas uma dupla.

O sorteio dos grupos dos Jogos Olímpicos acontecerá no dia 19 de julho, em Klagenfurt, durante o Grand Slam austríaco do Circuito Mundial. O torneio da modalidade será disputado entre os dias 28 de julho e 9 de agosto na House Guards Parade, em Londres.