ASSINE
search button

Trajes olímpicos têm inspiração na Grécia antiga e no punk londrino 

Compartilhar

Os pódios e uniformes que serão utilizados nas cerimônias de premiação dos Jogos de 2012 foram apresentados em Londres nesta sexta-feira. Os projetos foram desenvolvidos por estudantes de moda e design da Royal College of Art (RCA), que participaram de um processo seletivo no meio do ano passado.

Os 40 pódios produzidos para o evento têm linhas retas semelhantes às utilizadas na logomarca da Olimpíada na capital britânica. A cor oficial, batizada de "violeta real", também é utilizada no conjunto de degraus que vai receber cerca de 4.400 atletas vencedores das competições esportivas.

Os uniformes seguem padrão semelhante, com chapéus inspirados no Velódromo e no Centro Aquático do Parque Olímpico. Cem voluntárias irão vestir os trajes para recepcionar os atletas durante as provas. Outros 200 voluntários vão carregar as medalhas e buquês de flores utilizados nas premiações. Essa será a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos que a função será executada por homens, e não mulheres.

O estilista inglês Thomas Crisp, recém formado na RCA, foi o responsável por desenvolver os trajes masculinos inspirados na logo de Londres 2012. "Tivemos oito meses para desenvolver todo o projeto de criação, o que foi tempo suficiente. Foi realmente muito divertido. Essa é uma oportunidade única de poder fazer parte dos Jogos", disse. "O que você esta vendo hoje foi basicamente o mesmo design que apresentamos na primeira fase. Tivemos muito liberdade de criação, mesmo sendo apenas estudantes de moda recém graduados", completou.

Já os vestidos que serão utilizados pelas voluntárias foram desenvolvidos pela estilista dinamarquesa Trine Hav Christensen, que também estuda em Londres. "Minha pesquisa começou com base nos trajes utilizados na Grécia antiga e como o tecido tinha o caimento no corpo naquela época", explicou. "As linhas gráficas da logomarca dos Jogos foram utilizadas, também se inspirando na era do punk britânico. Dessa forma, os uniformes ganharam linhas que ressaltam as curvas do corpo feminino", finalizou.