Conheça um pouco da história do primeiro jornal a circular no Brasil
Ontem, 10 de setembro, comemorou-se os 203 anos de fundação do primeiro jornal a ser impresso no país: a Gazeta do Rio de Janeiro
1) Com a mudança da corte portuguesa para o Rio, em 1808, fazia mister a criação de um jornal para informar os nobres. Então...
2)... em breve, no dia 10 de setembro daquele ano (os monarcas chegaram ao Rio em 8 de março), começava a circular a Gazeta do Rio de Janeiro.
3) O jornal era impresso pela Imprensa Régia, órgão que hoje, transmutado na Imprensa Oficial, publica o Diário Oficial da União.

4) Antes da instituição da Gazeta, o acesso a jornais vindos de outros países era não apenas raro, mas proibido por lei, como lembra a pesquisadora Juliana Gesuelli Meirelles.
5) A circulação era, como falava-se na época, bi-hebdomadária - ou seja, duas vezes por semana.
6) As "noticias" eram, basicamente, comunicados oficiais e publicações sobre decisões reais. Mas também havia espaço para notícias sobre política internacional.
7) Por seu caráter oficial, a Gazeta era considerada um jornal parcial e comprometido. A cobertura dos conflitos entre a França e a Inglaterra, por exemplo, era francamente pró-Inglaterra.
8) Em 1821, passou a se chamar apenas Gazeta do Rio.
9) Com a independência do Brasil, em 1822, a publicação foi extinta, substituída pelo Diário Fluminense, criado por Dom Pedro I.
10) Quer saber como era o jornal? Acesse aqui o acervo digital da publicação.
