Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Leitor Repórter

Contradições da Rio+20 - A degradação ambiental mora ao lado.

Patrícia de Castro

Ironicamente, a foto que mostra inúmeras construções irregulares de imóveis retrata área do Parque da Pedra Branca e foi tirada a poucos metros do Rio Centro, palco da Rio+20. Tais casas estão situadas na Estrada dos Bandeirantes, na altura dos números 8636 e 8654.

Além da ocupação já existente nessa área de preservação ambiental, queimadas são realizadas DIARIAMENTE no local e as construções aumentam com rapidez assustadora.

Em frente a essas casas há inclusive placas de "Vendo" e "Aluga-se"!! Como vender e alugar um terreno que é Área de Preservação??

Até pouco tempo a Prefeitura realizava asfaltamento da Estrada dos Bandeirantes em frente ao local. Ou seja, a Prefeitura obviamente viu a ocupação irregular e degradação ambiental e nada faz, permanecendo omissa.

A situação se repete ao longo da Estrada do Camorim, também há poucos metros do Rio Centro. Inúmeras construções irregulares e queimadas são vistas facilmente.

Para aqueles que ainda não se localizaram, uma dica: Ao transitar pela Av. Salvador Allende, próximo ao local onde será construída a futura Vila Olímpica, onde já há um stand de venda dos imóveis quase pronto, basta olhar em direção a montanha e notar as casas subindo pela mata verde e até então intocada.

Como já dito, além de ser área de preservação ambiental, o local fica em frente às obras da Vila Olímpica de 2016 e é vizinho ao RioCentro, atualmente palco da Rio+20.

Inúmeras denúncias já foram feitas ao INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente), ao Ministério Público e à Prefeitura. Infelizmente, as poucas respostas recebidas foram prolixas e nada foi feito.

Será que nossos governantes se preocupam tanto assim com o meio ambiente tal qual fazem parecer nas recentes reportagens sobre a Rio+20? Não parece.

Certamente em breve inúmeras famílias estarão habitando irregularmente a área (haja vista a região do autódromo e rio centro sofrerem vertiginosa expansão imobiliária) e teremos mais problemas ambientais, sociais e de segurança pública. Diante da inércia das autoridades, a delicada questão dos moradores da Vila Autódromo apenas mudará de endereço.

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.