ASSINE
search button

Juventude negra Rumo ao Enune

Compartilhar

Hoje  começa o maior evento brasileiro da juventude negras estudantil. O 5º Enune – Encontro de Estudantes Negros, Negras e Cotistas da UNE – que começa hoje na Cidade de Salvador, promete se consolidadar como o espaço de maior concentração, não só de jovens negros e negras, mas de debates abrangendo tanto a vida universitária como o genocídio da população negra, o afrontamento ao racismo, a criação de políticas de segurança pública anti-racistas, e também de desenvolvimento da cultura negra. 

Em 2007, por iniciativa da diretoria de combate ao racismo da UNE, o Enune foi realizado pela primeira vez. Em 2015, a 4ª edição do Encontro entrou para a história como uma das maiores já realizadas. Esse ano, ela se consolida com o tema: ‘’Minha presença te incomoda? Conquistar direitos e afrontar o racismo’’

“O 5 Enune tem cumprindo o papel fundamental nessa conjuntura na medida em que tem conseguido aglutinar, diversos estudantes do Brasil, negros, negras e cotistas, para organizar pré-encontros nos seus Estados e debater uma perspectiva antiracista, que vise efetivamente superar o racismo no brasil e no mundo. Hoje nós temos uma mobilização boa de inscrição, temos 2500 pessoas inscrita no sites e ônibus saindo de vários Estados vindo para Salvador!”, afirmou Rodger Richer, Diretor de Combate ao Racismo da União Nacional de Estudantes – UNE.

Em meio às atividades culturais do evento, teremos a oportunidade de estar em sintonia com  a representante da Marcha do Empoderamento Crespo, Ivy Guedes, com  o blogueiro e colunista da Revista Carta Capital, Douglas Belchior, e a coordenadora do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab), Makota Celinha. Além é claro, de outros convidados e convidadas que completarão o time que debaterá a construção de mais direitos num país mais justo e igualitário para a juventude negra.

Para Rodger “esse encontro, vai cumprir um papel muito importante nessa conjuntura. Sobretudo, visto que nós estamos ai no final do golpe em curso, que é o governo interino do Michel Temer e que esse espaço será importante para organizar a resistência contra os ataques sobretudo à  população preta e pobre do país, que esse governo ilegitimo tem orquestrado nesses últimos meses.”

O evento ocorrerá do dia 5 a07 de agosto na Universidade Federal da Bahia – Centro de Educação Física e Esportes – Rua Dorilândia, 105 – Ondina, Salvador – Bahia. 

* Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor, membro do MNU e do Coletivo Enegrecer. Atua como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.