ASSINE
search button

'Dignidade Re-Vista', um novo olhar sobre os direitos humanos

Compartilhar

O lançamento da primeira edição da Dignidade Re-vista aconteceu no dia 15 de junho, na Pastoral Universitária da PUC-Rio. O evento contou com a presença do Vice-Reitor da PUC, Padre Francisco Ivern SJ, da professora Sonia Giocomini, e dos autores dos 14 artigos da revista.  

O intuito da Pastoral foi lançar um periódico acadêmico destinado ao debate interdisciplinar sobre os Direitos Humanos. Ao idealizar a revista, o grupo de trabalho se embasou em dois propósitos: dar a oportunidade de publicação do primeiro trabalho acadêmico para alunos de graduação ou que estão no início da pós-graduação e ao mesmo tempo criar um espaço de divulgação e circulação de trabalhos envolvidos na temática dos Direitos Humanos, independente da formação acadêmica de seus autores.

A Pastoral Universitária, em diálogo com o corpo discente da PUC Rio, acredita que a temática dos Direitos Humanos é de interesse de todos, uma vez que trata a respeito de uma maior liberdade e igualdade entre os indivíduos, respeito as suas diferenças e heranças culturais, além da busca pela justiça social em um mundo que tem incessantemente tentado impedi-la.

A plasticidade do eixo temático desta revista pode ser demonstrada pelos próprios trabalhos presentes nessa edição, de tema livre justamente para explicitar a interdisciplinaridade inerente ao conceito de Direitos Humanos. Nesses 14 artigos estão contempladas 12 áreas de saber interagindo com a temática da revista, como por exemplo: engenharia, biologia, comunicação social e história.

Com isso espera-se promover maior circulação de ideias e reflexões sobre um assunto que é de interesse de toda população. Por ser um conceito que diz respeito à humanidade, sua aplicação cabe nos mais diferentes espaços, não somente como objeto de estudo, mas como fim.

Por isso ter a oportunidade de publicação de artigos com essa temática, implica em trazer à tona a necessidade da construção do diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, o diálogo com a academia, a responsabilidade solidária, a capacidade de dar e receber. 

Dignidade Re-Vista tem tudo para ser uma das maiores referencias do debate em torno dos direitos humanos no Brasil. A iniciativa pautada, tem como base os valores éticos, humanos e cristãos. Atrelando a transversalidade e a interdisciplinaridade à criação de um espaço de publicação acadêmica a revista busca incentivar a produção cientifica em defesa da dignidade da pessoa humana. 

Para ter acesso direto a publicação é só acessar o site da Pastoral Universitária Anchieta em: 

https://www.pastoraluniversitaria.com.br/dignidade-re-vista.html

*Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor, membro do MNU e do Coletivo Enegrecer. Atua como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.