ASSINE
search button

Jovens buscam ajuda para salvar biblioteca comunitária   

Compartilhar

A Biblioteca Visconde de Sabugosa vem mobilizando dezenas de jovens do bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo. Criada há 12 anos pelo pedreiro Carlos Luiz Leite, de 60 anos, a primeira biblioteca comunitária do Jardim Catarina está com seu futuro ameaçado por causa da sua estrutura física. 

Necessitando de reformas urgentes, a estrutura da biblioteca precisa de manutenção hidráulica, elétrica e estrutural. Tendo em vista a possibilidade de se perder um espaço como esse e comprometer as mais de 8 mil obras, nacionais e internacionais, a juventude do bairro de Jardim Catarina se mobilizou para dar um outro rumo na história da biblioteca comunitária. 

O coletivo ‘Nós por Nós - por mais direitos e menos desigualdades sociais’, movimento organizado por jovens do bairro, viu no espaço da biblioteca uma possibilidade de gerar novos horizontes para a juventude. Podendo assim promover cultura e educação para uma população historicamente esquecida pelos poderes públicos. Contudo, eles contam com poucos recursos financeiros para dar continuidade na obra. 

Rhuan Fernandes, estudante de Ciências Sociais e Políticas na Uerj, membro do ‘Nós por nós’, questiona veemente a falta de incentivos fiscais para manutenção da biblioteca. “Como sabem, a Biblioteca Comunitária Visconde de Sabugosa é a maior do Município de São Gonçalo, com cerca de 8 mil livros em seu acervo, oferecendo para a comunidade acesso a educação e cultura, que infelizmente os políticos do bairro e outras instituições não valorizam.

Perante isso, sem nenhum vínculo partidário, buscamos nos organizar e pedir doações para as pessoas de nossas páginas, para que não deixem, junto conosco; nossa biblioteca morrer, pois é o único ponto de acesso a cultura e educação dos nossos jovens e crianças da comunidade, a qual oferece aulas de reforço e cursos. No entanto esses últimos não podem ocorrer com a péssima estrutura. Caso a reforma ocorra com as doações que tanto necessitamos, iremos oferecer Pré-vestibular comunitário, cursos de línguas, curso de voz e violão, curso de rap e grafite, além de outros benefícios.” Afirmou Rhuan.

Para aqueles que desejarem ajudar a Biblioteca Comunitária visconde de Sabugosa, é só chegar lá e encontrar com a Juventude do Jardim Catarina. O endereço certinho para chegar lá é: Rua São José do Ouro (18)Lote:25 Quadra: 63 Jardim Catarina/SG CEP: 24717060.

* Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor e representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.