ASSINE
search button

Papa Francisco: primeiro peregrino da JMJ 2016

Compartilhar

Depois da oração do Angelus do ultimo dia 26, o Papa Francisco com um tablet, foi o primeiro a se inscrever para a JMJ 2016, que se realizará em Cracóvia, na Polônia, de 26 a 31 de julho, dando início à abertura das inscrições.

Junto com um casal de jovens, Francisco deu a largada para que jovens do mundo inteiro sigam seu exemplo: que se inscrevam para participar da Jornada Mundial da Juventude 2016. No ato da sua inscrição o Papa quis reforçar a convocação a todas as juventudes.  

“Eu mesmo quis abrir as inscrições e por isso eu trouxe um menino e uma menina, para estarem comigo no momento de abrir as inscrições, aqui na frente de vocês. E acabo de me inscrever na Jornada como um peregrino mediante um dispositivo eletrônico. Celebrada durante o Ano da Misericórdia, esta Jornada será, em certo sentido, o jubileu da juventude, chamada a refletir sobre o tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’ (Mt 5,7). Convido os jovens de todo o mundo a viver esta peregrinação seja indo a Cracóvia, seja participando deste momento de graça nas próprias comunidades” disse Francisco.

O sistema para inscrição – conforme notícia da Rádio Vaticano – desenvolvido pelo Comitê Organizador local em parceria com o Pontifício Conselho para os Leigos, foi ativado neste domingo, 26 de julho de 2015, faltando exatamente um ano para a JMJ 2016. Para se inscrever basta acessar a página oficial da JMJ Cracóvia e clicar na opção “Participe”.

Na ultima semana em que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) completou dois anos de sua edição no Brasil, os fiéis cariocas tiveram a oportunidade de celebrar a data e recriar o ambiente de unidade e missão que conquistou a cidade.

Na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Setor de Juventude em parceria com a Comissão de Pastoral promoveram as “Vigílias Missionárias”, realizadas simultaneamente, em todos os vicariatos. No Vicariato Leopoldina, a Pastoral da Juventude relembrou da JMJ Rio2013 como evento JOLEO – Jovens Orantes da Leopoldina. 

Passaram pelo evento o Pe Renato, da Casa do Menor, Walmyr Junior e Aline Barbosa da equipe de assessoria da PJ, O músico Claudio Castro e o Cardeal Dom Orani encerrou o evento com a celebração da Santa Missa. 

* Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor e representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.