ASSINE
search button

Papel do Estado na criminalização da pobreza sob a perspectiva dos Direitos Humanos

Compartilhar

Um indicador inédito, o chamado Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) – Violência e Desigualdade Racial, mostra que a cor da pele dos jovens está diretamente relacionada ao risco de exposição à violência a que estão submetidos.

O novo índice foi calculado com base em cinco categorias: mortalidade por homicídios, mortalidade por acidentes de trânsito, frequência à escola e situação de emprego, pobreza no município e desigualdade. 

No dia 8 de junho, no Auditório Pe. Anchieta, a partir das 17h, esse assunto terá a sua devida relevância no seminário “O papel do Estado na criminalização da pobreza sob a perspectiva dos Direitos Humanos”.

Esta iniciativa, organizada pelos alunos de graduação em Serviço Social na PUC-Rio, promete gerar uma discussão acerca do entendimento assertivo sobre as questões que envolvem não só o IVJ mas também a redução da maioridade penal, o genocídio da população negra e sobre o impacto da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na vida dos moradores de favelas.

É claro que você não pode faltar a este debate tão importante na contemporaneidade. Vamos participar? Convide mais pessoas, venha com o seu movimento social, coletivo, turma e vamos dialogar!. 

Presenças confirmadas:

Jorge da Silva - doutor em Ciências Sociais pela UERJ e professor-adjunto da mesma / Criado no hoje chamado Complexo de favelas do Alemão, no Rio, serviu antes à PM, corporação em que exerceu o cargo de chefe do Estado-Maior Geral. Foi também secretário de Estado de Direitos Humanos/RJ.

Raull Santiago - morador do Complexo de favelas do Alemão e comunicador do Coletivo Papo Reto.

Siro Darlan - desembargador do tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, membro da Associação Juízes para a democracia. Foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e juiz da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro.

Sheila Dias Almeida - assistente social mestranda pela UFRJ e ativista do Movimento Negro.

* Walmyr Júnior é professor. Representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude - CONJUVE. Integra Pastoral da Juventude e a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.