ASSINE
search button

Vamos “amanhecer” contra a redução da maioridade penal

Compartilhar

Matar, prender, punir. Essa é a mentalidade do estado retrógado que quer colocar o presente jovem do país atrás das grades. Vemos um cenário onde a reprodução da violência vitimiza o jovem pobre e negro da favela. Já repetimos inúmeras vezes que menos de 1% dos homicídios no Brasil são cometidos por adolescentes. Querem culpar a juventude pela violência mas ela é, na verdade, a maior vítima dela.

Para elucidar a sociedade brasileira e garantir a proteção à nossa juventude vamos pintar, colorir, grafitar, e lutar para que o país nesta próxima quarta feira (29/4) amanheça contra a redução da maioridade penal. 

Uma ação convocada pela internet promete decorar centenas de praças pelo Brasil. Inspirada na campanha realizada no Uruguai contra a redução da maioridade penal, jovens cariocas espalharam a ideia de decorar as praças públicas da cidade com fachas, cartazes, fitas e símbolos da campanha "Redução Não é Solução" provocando o debate sobre a redução. A ideia é conscientizar a população de forma criativa sobre os malefícios do Projeto de Emenda Constitucional 171, de 1993, que foi aprovado na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara e que em breve será votado na Câmara dos Deputados.

Ao ser lançada a ideia do “Amanhecer contra a redução” na internet, as próprias redes sociais se encarregaram em dar significado ao movimento. O “Amanhecer” se espalhou pelo país e já chegou a quase todos os estados. Já são mais de 300 praças cadastradas para a atividade que acontecerá da noite de hoje para amanhã. Segundo o Facebook da campanha, a ação já conta com mais de 1.200 pessoas inscritas em 23 estados 

Ações já cadastradas vão acontecer do Rio Grande do Sul à Roraima.Com apenas 7 dias de inscrições abertas, o mapa virtual (https://bit.ly/mapadoamanhecer), que reúne todas as praças inscritas, já tem pontos marcados em capitais de todas as regiões. O Parque da Redenção, em Porto Alegre, e a Praça das Águas, em Boa Vista, são os pontos mais ao sul e ao norte, respectivamente.

No estado do Rio já são mais de 150 praças cadastradas em municípios como São Gonçalo, Niterói, Petrópolis, Volta redonda, Macaé, Nova Iguaçu, além da capital. As praças no centro da cidade prometem estar bem decoradas.

É preciso “Amanhecer contra a Redução” para tirar nossas juventudes da situação de criminalidade e violência com educação, participação, oportunidade e garantia de vida.  Ou você acha que encarcerar essa juventude vai trazer benefícios pra o presente e o futuro do país?

Acompanhe os locais de intervenção da campanha e vamos juntos dizer NÃO à redução da maioridade penal. 

Fique por dentro de tudo que está rolando: 

httpss://www.facebook.com/amanhecercontraareducao?fref=nf

*Walmyr Júnior é professor. Representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude - CONJUVE. Integra Pastoral da Juventude e a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.