ASSINE
search button

Viva o Santo Guerreiro! Salve São Jorge!

Compartilhar

Foi em torno do século III D.C., quando Diocleciano era imperador de Roma, e havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado da Capadócia chamado Jorge que foi convidado a ser oficial militar nas linhas de frente do exercito romano. O Imperador só não sabia que Jorge seria um dos mais combativos soldados a defender a fé cristã e lutaria para exterminar o “dragão” romano que tentat por fim aos cristãos da época. 

Assim inicia a história de um dos santos mais fieis a Cristo e seus ensinamentos. A morte de Jorge foi datada no dia 23 de abril de 303 e a sua devoção rapidamente tornou-se popular após o seu martírio. Seu culto se espalhou pelo Oriente e, por ocasião das Cruzadas, teve grande penetração no Ocidente.

Jorge, guerreiro da fé, é sinal de enfrentamento as batalhas espirituais e temporais, por isso sua imagem mais conhecida é dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão, o Estado Romano. Com seu valente testemunho, este São jorge é exemplo de fidelidade e persistência. Nos convida a seguirmos Jesus sem renunciar o bom combate. 

A Cidade do Rio de Janeiro, celebra desde 2011 o feriado do Dia de São Jorge, que  por lei municipal de iniciativa de Jorge Babu, então vereador pelo PT, celebra o Dia em comemoração da tradição Cristã e também relembrando a história do sincretismo religioso no Brasil. No período escravocrata de nosso país, os frequentadores e praticantes das religiões de matrizes africanas, cultuavam Ogum, Orixá africano da guerra, através da imagem de São Jorge. 

Recomendo aos leitores esta poderosa oração, tendo em vista tantos milagres concedidos pela intercessão de São Jorge! 

Salve Jorge!! 

Oração de São Jorge

Chagas abertas, sagrado coração todo amor e bondade, o sangue do meu senhor Jesus Cristo no meu corpo se derrame, hoje e sempre. Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge, para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, e nem em pensamento eles possam ter para me fazerem o mal, armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças quebrarão sem meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem. 

Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder da sua santa e divina graça, a Virgem Maria de Nazaré me cubra com seu sagrado e divino manto, me protegendo em todas as minhas dores e afliçoes e Deus com a sua divina misericordia e grande poder seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos, e o glorioso São Jorge em nome de Deus, em nome de Maria de Nazaré , em nome da Falange do Divino Espirito Santo estenda-me o seu escudo e as suas armas poderosas defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza dos meus inimigos carnais e espirituais , e de todas as suas más influencias, e que debaixo das patas de seu fiel Ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a Vós sem se atreverem a ter um olhar sequer que me possa a prejudicar. Assim seja com o poder de Deus de de Jesus Cristo e da Falange do Divino Espirito Santo, Amém.

*Walmyr Júnior é professor. Representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude - CONJUVE. Integra Pastoral da Juventude e a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.