ASSINE
search button

Faltam 500 dias para a JMJ Cracóvia 2016

Compartilhar

Imagine um coração cheio de sonhos, utopias e cheio de expectativas? É meio assim que me sinto para mergulhar mais uma vez na alegria do encontro! Só em pensar que toda explosão das mais variadas juventudes já estão se preparando no mundo inteiro para celebrar a próxima jornada Mundial da Juventude meu coração se felicita ainda mais!!

Foi em meio a essa espontaneidade, que é fruto da alegria do jovem que se relaciona com Deus, que experimentei o abraço, acolhida e carinho do nosso querido Papa Francisco. Agora, com o coração ainda inflamado com o fogo de amor do Cristo Libertador, encontrado e testemunhado no Sim de Francisco, que aguardo junto a uma multidão de sonhos o encontro na Polônia. Está faltando apenas 500 dias galera!

Para quem não acompanha o maior evento do mundo é bom ficar ligado. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) se realizará na Cracóvia (Polônia) em julho de 2016, com a presença do Papa Francisco, terá o lema “Bem-aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão a misericórdia.”

O Papa Francisco convocou todos os jovens do mundo para participarem deste encontro e para a nossa alegria nomeou São João Paulo II como padroeiro de todas as jornadas. O itinerário espiritual escolhido pelo Papa tem como plano de fundo o contato de Jesus com os mais excluídos, onde através das Bem-aventuranças nos convida a segui-lo e a percorrer com Ele o caminho do amor e da partilha para chegar à santidade. Por isso, a figura do peregrino é uma das mais importantes para mergulhar na espiritualidade das jornadas. 

“Jesus ensina o caminho da vida, o caminho que Ele mesmo percorre, que Ele mesmo é, e o propõe como caminho para a verdadeira felicidade. Em toda sua vida, do nascimento na gruta de Belém até a morte na cruz e a ressurreição, Jesus encarnou as Bem-aventuranças.”, assinala o Papa Francisco na primeira mensagem para a Jornada Mundial da Juventude.

Os eventos principais da JMJ na Cracóvia serão realizados no parque da Blonia. A Santa Missa de abertura será em 26 de julho e em 28 de julho acontecerá o primeiro encontro dos jovens com o Papa Francisco na cerimônia de acolhida Como de costume ds jornadas, na sexta-feira 29 será a Via Sacra onde a Cruz da JMJ será carregada por um trajeto indicado por um grupo de jovens. O objetivo da Via Sacra é mostrar o sentido penitencial da jornada, este remete ao testemunho e ao encontro com Jesus Cristo na Cruz.

Um dos momentos mais importantes da JMJ é a vigília com o Santo Padre. Este dia se destaca pela alegria e o espírito dos jovens; e por ser um momento intenso de oração e reflexão. Os jovens junto com o Papa farão uma adoração ao Santíssimo. A vigília começará na tarde do sábado, 30 de julho.

No dia seguinte, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa Final. Esta celebração é o momento culminante da Jornada Mundial da Juventude. Durante a Eucaristia, o Pontífice fará uma nova convocação para os peregrinos com o anuncio do próximo encontro mundial das juventudes. 

*Walmyr Júnior é professor. Representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude - CONJUVE. Integra Pastoral da Juventude e a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.