Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Juventude de Fé

A alegria do Carnaval está em Deus 

* Walmyr Júnior

O feriado de Carnaval chega, e muitos cariocas se preparam para vivenciar a festa de uma forma diferente. Para os católicos que querem aproveitar os dias de folga para louvar a Deus, há muitas opções de retiros espirituais e festas católicas na cidade. A proposta é viver um Carnaval diferente com uma alegria que não termina na Quarta-Feira de Cinzas.

O tradicional retiro Espiritual Rio de Água Viva tem como tema “Reunidos num só corpo pela força da Cruz”. O evento, que tem cerca de 30 anos de existência, pretende reunir cerca de 10 mil pessoas até 4 de março. A programação consta de pregações, missas, Adoração ao Santíssimo e terço, além de confissões.

Os ministérios de música e de teatro da Renovação Carismática Católica serão responsáveis pela animação do retiro. Haverá ainda um ministério para as crianças. A Rádio Catedral e a Web TV Redentor vão transmitir. “É uma experiência muito boa em que as pessoas se retiram para entrarem em oração, e vão para buscar uma grande alegria que dura para sempre e não apenas alguns dias, dura para a vida inteira”, destacou o assessor de imprensa do retiro Rio de Água Viva, Leandro Farias.

Reviver

A proposta do Reviver da Comunidade Shalom é proporcionar um Carnaval em Deus, não um retiro fechado, de acordo com a missionária da comunidade, Michele Magalhães. A programação até 4 de março conta com missas, pregações, seminário de vida no Espírito Santo, cursos, formações para famílias e jovens e atrações artísticas. A animação e o louvor começam às 8h30, seguidos de Adoração ao Santíssimo. O Reviver deste ano tem como tema a misericórdia, tão lembrada pelo Papa Francisco.

“É a grande experiência de proporcionar um Carnaval diferente, feliz e em Cristo. Todo mundo que procura festa está em busca de uma grande felicidade. É uma experiência que não passa e não precisa esperar o próximo Carnaval. Perdura”, explicou Michele.

Bom Pastor

A banda Bom Pastor vai animar o retiro de Carnaval da Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e da Comunidade Bom Pastor. O evento, que acontece até 4 de março, conta ainda com louvor, pregação, Adoração ao Santíssimo e missa diária. O objetivo é permitir que as pessoas possam experimentar uma alegria diferente do que se prega no Carnaval. “Você pode ser alegre e se divertir de forma sadia sem precisar de profanação, experimentando a alegria que vem do próprio Jesus”, ressaltou Nilton Luiz da Silva, um dos organizadores do evento e membro da Comunidade Bom Pastor.

Folia Dos Anjos

A missão Folia dos Anjos da Comunidade Católica Do Caos à Glória tem como objetivo apresentar uma nova possibilidade de vida feliz, pelo testemunho de vidas transformadas pelo Cristo glorioso, sendo “manifestação da glória de Deus em meio aos clamores caóticos”.

Nessa missão, os jovens missionários entram nas festas de rua da cidade como um bloco de anjos cheios de alegria, ousadia e santidade. Acompanhados de uma bateria que garante a folia, os “anjos”, além de passar pelos foliões distribuindo bênçãos, fazem o anúncio pessoal do Evangelho. Também convidam as pessoas a orarem, ali mesmo onde estão, e a participarem da Igreja, como lugar da felicidade verdadeira.

Alegria do Evangelho

A exortação apostólica Alegria do Evangelho é o tema do tradicional retiro de Carnaval no Centro de Estudos e Formação da Arquidiocese do Rio, no Sumaré. O retiro fechado deste ano acontecerá até 5 de março, com pregação do padre Waldeci Gonzaga, vigário da Paróquia São Judas Tadeu, no Cosme Velho, e doutor em teologia bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

A alegria também é o mote do retiro de Carnaval da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O retiro fechado vai acontecer até 4 de março. De acordo com o pároco, padre Jorge Bispo, o desejo por Deus é o que motiva as pessoas a participarem de um retiro espiritual. “O desejo de ter um contato com Deus, passar um período em oração e o desejo de abandonar as ilusões do mundo da carne”, destacou.

Retiro Carmelitano

Dentro das atividades do Ano da Caridade, as Irmãs Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil promoverão o Retiro de Carnaval Carmelitano. Com o tema “Portanto, a caridade é plenitude da lei”, será até 5 de março.

Fonte: arqrio.org

* Walmyr Júnior Integra a Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro. É membro do Coletivo de Juventude Negra - Enegrecer. Graduado em História pela PUC-RJ e representou a sociedade civil em encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ. 

Tags: Carnaval, coluna, fé, juventude, walmyr

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.