Jornal do Brasil

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

Juventude de Fé

É tempo de celebrar: 40 Anos da Pastoral da Juventude no Brasil

Walmyr Júnior*

A praça da Assembleia Legislativa em Belo Horizonte, capital mineira, vai ficar pequena para os mais de 1500 jovens esperados para a Celebração dos 40 anos da Pastoral da Juventude, que acontecerá no dia 19 de janeiro à partir das 18 horas. Caravanas de várias dioceses de diversos Regionais do Brasil estão confirmadas. Elas se juntarão aos mais de 100 delegados e delegadas, jovens e adultos, de todo Brasil que participarão da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude. A Ampliada terá a sua abertura nessa celebração e depois se estende até o dia 26 de janeiro com atividades no Recanto Marista no município de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.

E muita gente já garantiu presença um dia antes: 18 de janeiro. Nesta data haverá recepção para as caravanas que já fizeram as inscrições, encerradas no início de dezembro, para celebrar a história e resgatar memórias dos 40 anos das primeiras articulações da PJ em todo o Brasil. Uma das organizadoras do evento, a jovem Laísa Campos, afirma que a acolhida para este dia contará com diversas atividades. “No dia anterior à celebração vamos acolher os jovens em duas escolas, onde teremos apresentações, partilhas das histórias das dioceses e muita festa com bastante forró”, conta Laísa.

Já no dia 19 de dezembro as atividades começam a partir das 14h não hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa com músicas, apresentações, oficinas interativas e intervenções artísticas. É neste dia que todos e todas jovens pjoteiros e pjoteiras vão se encontrar para o momento central que é a celebração eucarística. “A celebração está sendo organizada pela equipe da PJ de Belo Horizonte em parceria com a Coordenação Regional e Nacional da PJ e suas assessorias. Quem nos acompanha é o bispo referencial das juventudes da Arquidiocese de BH, Dom João Justino”, explicou Laísa.

A Ampliada Nacional da PJ, que terá início com essa Celebração, tem como Iluminação Bíblica o trecho dos Atos dos Apóstolos: "Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos" (At 4,20) e como tema “Somos Igreja Jovem: 40 anos construindo a Civilização do Amor”.

SERVIÇO: O QUE: Celebração dos 40 anos da Pastoral da Juventude e abertura da Ampliada Nacional da PJ.

ONDE: Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Rua Rodrigues Caldas, 30. Santo Agostinho. Belo Horizonte / MG. QUANDO: Domingo dia 19/01/2014.

PROGRAMAÇÃO: 14h - Atividade na praça - Bandas, Apresentações, Oficinas de intervenção. 18h - Celebração dos 40 anos da PJ Nacional / Missa de abertura da Ampliada Nacional da PJ. 20h - Barraquinhas e retorno para a casa.  Contato:

E-mail: pastoraldajuventudedebh@gmail.com. Tel.: (31) 2515-5756 (Cínthia ou Laísa).

Autor/Fonte: Equipe Executiva da ANPJ

*Walmyr Júnior é graduado em História pela PUC-RJ e representou a sociedade civil em encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ. 

Tags: da assembleia, das bandeiras, de minas, hall, legislativa, onde

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.